Dentro das atividades do Saúde em Rede, ESP-MG e SES-MG realizaram Webinário sobre ferramenta de diagnóstico de processos de trabalho da saúde bucal

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram nesta terça-feira, dia 27 de junho, o Webinário “A Ferramenta de Diagnóstico do Estágio de Implantação dos Macro e Microprocessos da APS na Saúde Bucal (DEIMM- APS SB)”, transmitido pelo canal da Escola no YouTube.

O evento, voltado para os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, faz parte das atividades do Curso Curto de Saúde Bucal, “Saúde bucal e o cuidado integral à gestante: interface entre APS e AAE”, que está inserido na 3ª onda de expansão do Projeto Saúde em Rede e do projeto piloto da Macro Jequitinhonha. O Saúde em rede é um projeto estratégico da SES-MG, em parceria com a ESP-MG.
Durante o Webinário foi apresentada e discutido o potencial da ferramenta (DEIMM- APS SB) de diagnóstico do estágio de implantação dos macroprocessos e microprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) na saúde bucal para detectar a organização dos processos de trabalho. Também teve como objetivo preparar os coordenadores e coordenadoras de saúde bucal para o preenchimento dos dados que são solicitados por esse instrumento.

A ferramenta de diagnóstico é um instrumento estratégico que permite ao gestor e aos profissionais das equipes de saúde bucal identificarem o estágio de organização dos processos de trabalho na APS, conforme as diretrizes propostas pelo referencial teórico-metodológico do Modelo de Construção Social da APS, de Mendes (2019).

A Ferramenta é composta por 27 questões distribuídas em três domínios: macroprocessos básicos (questões de 1 a 15) microprocessos básicos (questão 16) e outros macroprocessos (questões de 17 a 27).

A temática do Webinário foi exposta e debatida pela cirurgiã-dentista, especialista, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva e Coordenadora Estadual de Saúde Bucal (SES-MG), Jacqueline Silva Santos e a mediação foi conduzida pela trabalhadora da ESP-MG, Ludmila Brito e Melo Rocha.

O Webinário está disponível no canal do Youtube da ESP-MG, acesse: www.youtube.com/escolasaudepublicamg

A trabalhadora da ESP-MG e mediadora do evento, Ludmila Rocha, apresentou um pouco do Projeto Saúde em Rede, ressaltando que ele propõe a reestruturação da rede de saúde, por meio da reorganização dos processos de trabalho, tanto na Atenção Primária em Saúde (APS), quanto na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas linhas de cuidado materno infantil, hipertensão arterial e diabetes. E ressaltou que para cumprir o objetivo, foram criados espaços formativos, como Encontros formativos, Oficinas, cursos, todos eles implicados com a reorganização dos processos de trabalho.

“O curso de saúde bucal é um desses processos formativos e propõe discussões relativas à integração da rede de atenção à saúde bucal, com a rede de atenção à saúde. E pensar principalmente os reflexos dessa integração no cuidado de saúde bucal, à gestante. O que sabemos é que o cuidado alicerçado em rede acontecendo de forma potente com uma atenção primária em saúde fortalecida, irá impactar também nos outros pontos de atenção dessa rede e para a saúde bucal não tem como ser diferente. Então é também sobre isso que falaremos no Webinário de hoje”, completou.

A Coordenadora Estadual de Saúde Bucal (SES-MG), Jacqueline Silva Santos, expôs sobre o projeto Saúde em Rede e a interlocução necessária da atenção primária com a saúde bucal e posteriormente, explicou sobre a ferramenta de gestão. A coordenadora também comentou que dentro do Projeto Saúde em Rede há a oferta de três cursos curtos na Atenção primária para os tutores do projeto: promoção da saúde, segurança do paciente e saúde bucal, todos eles realizados ao longo do projeto e com carga horária de 4h.

Já na Atenção Ambulatorial Especializada são oferecidos os cursos: estratificação de risco da Gestante, de risco do hipertenso e do diabético. Conforme ela salienta, é muito rico levar a temática da saúde bucal para ser discutida com outros profissionais da unidade de saúde. “Não pode haver cuidado integral com a gestante, por exemplo, se não existir o cuidado com a saúde bucal, todos os estudos científicos nos apontam que que é essencial ser realizado o pré-natal odontológico”, exemplificou.

Projeto Saúde em Rede

O projeto “Saúde em Rede”, do governo de Minas, é desenvolvido pela SES-MG, em parceria com a ESP-MG e tem como objetivo promover a reestruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio da qualificação dos processos de trabalho dos profissionais da atenção primária (APS) e da atenção ambulatorial especializada (AAE).

O projeto se dá por meio de um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Projeto foi iniciado em 2019, em sua etapa piloto, para a macrorregião Jequitinhonha e foi conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e com o Hospital Israelita Albert Einstein.

Já a expansão do Projeto, com as 1ª, 2ª e 3ª ondas, conta com a parceria da ESP-MG e tem como objetivo levá-lo para o restante do estado. A Escola é responsável por diversas atividades como: o desenvolvimento dos projetos educacionais e do modelo lógico para seleção dos municípios das ondas de expansão do projeto; pela elaboração de cursos introdutórios de alinhamento conceitual e dos materiais didáticos dos momentos formativos presenciais; pela preparação dos analistas centrais e pela certificação dos participantes.

Autor: Vívian Campos (ESP-MG)

Rolar para cima