No dia 25 de julho, as 37 detentas que cumprem pena no Presídio Regional de Rio Piracicaba (GRS Itabira) participaram de uma palestra educativa de Combate à Dengue, incluindo temas como meios de transmissão, ciclo do mosquito vetor, prevenção e eliminação do Aedes aegypti.
A atividade aconteceu com o apoio da diretora do presídio, Arlete Pereira, da Polícia Militar, da Agente de Segurança Pública da Subsecretaria de Administração Prisiona l(SUAP)I, Ana Paula Dias, além da colaboração dos agentes da Unidade. Durante a palestra, as detentas receberam orientações quanto ao uso de larvicidas e limpeza das caixas d’água, ralos e vasos de plantas. Além disso, elas assistiram ao vídeo da Fundação Oswaldo Cruz “Dengue: o ciclo de vida do mosquito”, que mostra detalhes do desenvolvimento do mosquito e locais propícios para sua proliferação.
As participantes se mostraram muito interessadas em combater à Dengue, uma vez que os focos da doença podem surgir em qualquer lugar, até mesmo no presídio em que elas estão cumprindo pena. Através das informações recebidas, todas poderão prevenir a dengue no local e até mesmo em casa, já que elas têm direito de passar uma semana com a família periodicamente.
“Achamos que esta palestra seria de suma importância para as detentas, pois durante suas estadias com a família elas se tornariam multiplicadoras das informações repassadas na palestra. Além disso, o evento foi uma forma de promover a ressocialização, fato importante para esse público. A maioria delas já cumpriu maior parte de sua pena e logo estará de volta à sociedade”, apontou a coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Piracicaba, Pollyanna de Oliveira Martins.
No mesmo dia, as detentas também assistiram a uma palestra educativa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), com apoio da Técnica de Enfermagem, Sirley Martins Pereira. Entre os tópicos abordados estavam transmissão, prevenção e tratamento de doenças como gonorreia, AIDS, HPV e sífilis. Ao final do dia, todas receberam cartilhas com informações sobre a Dengue e DST’s.
Autor: Alexandre Dutra
