Digitadores do Vigiágua são capacitados na SRS Varginha

Digitadores do Vigiágua são capacitados na SRS Varginha

A Superintendência Regional de Saúde de Varginha realizou, nesta terça-feira, 25 de outubro, uma capacitação para os digitadores do Programa Vigiágua, dos municípios de sua jurisdição.

Além dos digitadores do Vigiágua, estiveram presentes digitadores de outros programas da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária, tais como: SINAN, Sisprenatal, Hiperdia, Dengue Online, Influenza Online, CNES, dentre outros. Coordenadores de Vigilância Ambiental dos municípios também fizeram parte do público da capacitação.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, Delvaís Bernardes, realizou a abertura da capacitação com a apresentação de cada um dos participantes e uma breve definição do que cada um deles trabalha em seus municípios.

Márcio Ribeiro, Referência do Programa Vigiágua na SRS Varginha, falou aos participantes sobre o programa em si. “Devemos nos lembrar que o programa é o Vigiágua. O Siságua é uma ferramenta para digitação online dos relatórios dos laudos e controles de qualidade, portanto, é parte do Programa”, afirmou.

Márcio abordou com os participantes as dificuldades mais comuns relatadas pelos profissionais que lidam com a digitação. “Sabemos dos problemas que cada um enfrenta. Por isso, achamos muito interessante esta capacitação, para que cada um de vocês conheça melhor o Programa e sua importância”, completou Márcio.

Durante a parte teórica, foi descrito, através de um filme, todo o funcionamento do tratamento da água, começando pela captação, adução, estações de tratamento, reservação, redes de distribuição, até as ligações domiciliares.

A Portaria 518 SVS/MS, de 25 de março de 2004 também foi explanada. Ela “estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade (…)”.

Foram abordados, também, temas como o processo da coleta e a análise da mesma.

Grupos de discussão foram formados para a identificação das maiores dificuldades e dúvidas dos digitadores, sendo sanadas em grupo, posteriormente. Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Tânia Corrêa


Rolar para cima