Uberaba é uma das cinco sedes de Laboratório Macrorregional de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, atende toda a macro Triângulo do Sul e ainda os municípios sob a responsabilidade das regionais de Patos de Minas, Uberlândia, Ituiutaba e Unaí. Durante esta sexta feira, 23/08, estiveram reunidos na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, os Diretores Regionais de Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Ituiutaba e Unaí, e os representantes do Instituto Octávio Magalhães/ FUNED, a Dra. Rita Naveira, Diretora do Instituto, Marília Fiúza, Coordenadora Geral da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública – RELSP/MG, e o Sr. Chequer Buffe Chamone, Coordenador da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças, para discutirem ações do projeto de Revitalização da RELSP.
Durante a primeira etapa, estão sendo feitas reuniões e visitas aos laboratórios para a construção de um diagnóstico situacional, visando, também, o fortalecimento da integração dos laboratórios de saúde pública.
A partir dessa visita, já foi identificada a potencialidade de descentralização para o laboratório macrorregional de Uberaba, da realização dos exames diagnósticos de influenza (H1N1).
Os principais objetivos da revitalização são o de otimizar a organização dos processos de trabalho da rede laboratorial de saúde pública; fortalecer a intervenção laboratorial nas ações de vigilância e proteção à saúde; assegurar diagnósticos e ensaios oportunos e de qualidade; contribuir para o desenvolvimento integrado de ações de promoção, prevenção e controle dos fatores de risco e agravos à saúde individual e coletiva.
Sobre o projeto, a Dra. Rita Naveira, ressalta que nesse momento, é essencial o apoio e reconhecimento dos gestores da importância do laboratório macrorregional para os municípios atendidos.
Autor: Jornalismo SES