A Unidade Regional de Saúde de Ubá (URS) entregou, na última terça-feira (22), a 25ª remessa de imunizantes contra a covid-19 aos 31 municípios da área de abrangência da unidade. No total, foram distribuídas 5.870 doses da Coronavac, mais 5.802 da Pfizer e 50 doses da AstraZeneca, recebidas do nível central da SES-MG (clique aqui e confira quadro com distribuição por cidade da URS Ubá). Além dessa distribuição, também foram entregues doses da reserva técnica da URS Ubá para auxiliar os municípios a atenderem completamente o público de comorbidades, e assim darem início à vacinação por idade, conforme a diretriz do Ministério da Saúde (MS), que orienta a destinação de 70% das doses para grupos por idade, em ordem decrescente, e 30% para demais grupos prioritários.
Para avaliar a destinação das 2.270 doses da AstraZeneca na reserva técnica e distribuir de forma igualitária entre os municípios, observando a realidade vacinal de cada um, o setor de imunização da URS Ubá enviou um questionário para todas referências técnicas municipais. “A intenção foi proporcionar que todos nossos 31 municípios estejam no mesmo estágio da campanha, já proporcionando a vacinação para pessoas com 59 anos em ordem decrescente. Porém, observamos que alguns municípios não conseguiram atingir essa meta por uma imprecisão no quantitativo que receberam até então, por isso, calculamos nossa reserva técnica e compreendemos que 1.000 doses deveriam ser divididas entre 14 cidades com maior atraso em relação aos grupos prioritários, e as outras 1.270 doses foram distribuídas entre todos os 31 municípios, proporcional à população de comorbidades e pessoas com deficiência. Com isso, esperamos ter contribuído para que toda a população do território seja vacinada de maneira equânime e simultaneamente”, explicou Wallan Macdonald, referência técnica em imunização da URS Ubá.
Maria Emília Castro, técnica de enfermagem da sala de vacina de Brás Pires, contou como esse acerto impulsionará a campanha na sua cidade. “Até o momento, não começamos a vacinar a população geral. E agora, com essa remessa extra que a Regional está nos entregando, da reserva técnica, que são 60 doses, começaremos a partir de amanhã a vacinar as pessoas abaixo de 59 anos”, disse Maria Emília. “Esta campanha tem sido um desafio muito grande para as três esferas de governo, mas certamente, bem mais difícil para a municipal, quando os trabalhadores de saúde estão na ponta atendendo as pessoas e lidando com muita ansiedade e expectativa. Nossa equipe está atenta a isso, e é um orgulho ver que encontraram uma forma criativa de suprir essa necessidade, auxiliando a diminuir a comparação que a população faz entre os estágios da vacinação em que cada município se encontra. Somos parceiros das secretarias municipais”, disse Aline de Almeida Prado, diretora da URS Ubá.
Autor: Keila Siqueira de Lima