Divinópolis recebe mamógrafo móvel

Divinópolis recebe mamógrafo móvel

No 27 de outubro, o município de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado,jurisdicionado à Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, realizou 50  mamografias disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). A ação aconteceu na Praça da Catedral, no centro da cidade. O Mamógrafo Móvel chegou a sua décima cidade com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de mama em mulheres de 45 a 69 anos.  Foram parceiros do Estado do mutirão de mamografias em Divinópolis: a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  e Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM).

Além do caminhão, foram montadas tendas para orientação e a uma “espaçonave da Alegria”, enfeitada com faixas e balões rosas, que rodou pelas ruas 1º junho,  Rio de Janeiro, Antônio Olímpio de Morais, Góias, Pernambuco e Getúlio Vargas para lembrar à população divinopolitana que o mês de outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama. Durante o trajeto, pacientes, voluntários  profissionais da ACCCOM da SMS e SRS Divinópolis balançavam os balões e cantavam gritos de guerra.

Comemorar o outubro Rosa, conhecido mundialmente como o mês da prevenção ao cancer de mama, com mutirão de mamofrafias em 12 cidades mineiras é apenas uma das inicitivas do Estado. O programa de detecção precoce do câncer é um recorte do Programa Viva Vida que até 2014 buscará amplicar e facilitar o acesso ao exames para prevenir e detectar precocemente o câncer de mama.

“O mamógrafo móvel está percorrendo estas cidades neste mês de Outubro, sendo Divinópolis a 10ª, não só para realizar os exames, mas também para sensibilizar mulheres nesta faixa etária para que façam o preventivo. Para isso, o Estado de Minas irá ampliar e facilitar o acesso ao exames de mamografia até 2014”, destacou o Superintendente Regional de Saúde, Jeferson de Almeida.

Para Neuzira Jusena Sousa, 53 anos, moradora do bairro Porto Velho,   a prevenção é sempre válida. “A  prevenção é a melhor opção. Faço  a minha momografia todo o ano. A prevenção é fácil, porque se descobrir o tumor, o tratamento é rápido e a cura também. Agora quando fica doente fica mais complicado tratar”, lembrou Neuzira.

A referência da Saúde da Mulher do município de Divinópolis, Rita de Cássia, destacou a importância de se realizar a momografia anualmente por permitir a detecção de alguma lesão na mama, mesmo que seja bem pequena.  “ Quando a lesão é descoberta no início, o tratamento é rápido e 100% curável. Por isso, a prevenção é um desafio da saúde pública. Não podem procurar só quando ficam doentes” , ressaltou Rita.

Opinião compartilhada pela enfermeira responsável pela prevenção e rastreamento da ACCCOM, Sara lemos. Ela reforça que a mulher deve assumir que é responsável pela sua saúde.  “A ACCCOM faz campanha todo o ano.  Quando conseguimos sensibilizar estas mulheres elas passam a realizar os seus exames preventivos”, concluiu Sara. 

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Willian Pacheco


Rolar para cima