ESP-MG forma mais uma turma do curso Técnico em Vigilância em Saúde

“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”, com essa citação de Albert Einstein, a paraninfa da turma B do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (TVS), Mariana Andrade, congratulou os 25 técnicos recém-formados. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (10), no auditório da Unidade Sede da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em Belo Horizonte. 

Os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos dos municípios de Betim, Jaboticatubas, Matozinhos, Nova Lima, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa e Sarzedo, agora são técnicos que irão atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde da população mineira. 

 

O coordenador do Núcleo de Educação Profissional em Saúde, João André Tavares reforçou o dever deste compromisso. “Hoje vocês saem daqui Técnicos de Vigilância em Saúde, com compromisso com o SUS e com a população. Nós da ESP-MG transmitimos nossos saberes, e vocês são profissionais competentes. Agora, que a cada dia vocês busquem ressignificar a prática. Lutem pelo SUS!”, disse.

Alice Massote, referência técnica do curso, ressaltou as dificuldades de chegar até a conclusão da capacitação. “Sabemos das dificuldades, dos esforços e desafios pessoais de cada um para conseguir finalizar o curso. Do tempo de deslocamento dos municípios até a sala de aula à compreensão dos familiares, hoje é dia de agradecer”, enfatizou.
A diretora-geral da ESP-MG, Roseni Sena, falou do papel de consolidação dos princípios e convicções da Escola em promover a qualificação de profissionais atuantes no SUS em Minas Gerais. “Quando formamos técnicos, a Escola existe, é real e palpável. E é com esforço, mérito e muita persistência que vocês estão formando hoje. Agradecemos aos gestores por terem a consciência em liberarem vocês para o curso, mas o mérito maior pertence a vocês. Essa persistência gerou um aprendizado, que hoje, se simboliza nesta cerimônia. Vocês são trabalhadores de extrema importância para o SUS, são profissionais que promovem a saúde”, destacou.  

Para a formanda e oradora da turma, Marciley Aparecida da Silva, a expectativa e o medo do começo a fizeram questionar sobre a caminhada, mas não a desanimaram. “Dúvidas viraram certezas”, comemorou.

O curso 

A qualificação é uma oferta do Ministério da Saúde, que destinou recursos financeiros para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), sendo a ESP-MG executora do projeto, com autonomia para a elaboração do plano de curso e material didático. 

A primeira turma concluiu suas atividades em outubro desse ano e a terceira se forma em 2016, no município de Manhumirim (Zona da Mata).

 

Autor: ASCOM/ESP-MG

Rolar para cima