Na tarde desta terça-feira (18/08) aconteceu o lançamento da “Atualização em Saúde Mental – diálogos sobre princípios, práticas e saberes”, fruto de uma parceria entre a ESP-MG e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), com o apoio da Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A Diretora da ESP-MG, Roseni Sena, esteve presente no evento e afirmou a importância dessa capacitação para fortalecer a Reforma Psiquiátrica no Estado. “Precisamos sempre nos capacitar para defendermos mais a Reforma Psiquiátrica, que é muito importante e engloba aspectos de Direitos Humanos, fundamental em nossa sociedade, e também propõe aspectos essenciais para a sociedade discutir que é a questão do isolamento, do confinamento, de retirar do convívio social aqueles que tinham uma diferença, uma diferença que são possíveis de serem convividas. A Reforma Psquiátrica tem que avançar sempre. Essa iniciativa feita pela SES, pela ESP-MG e pela Fhemig é de suma importância, pois ninguém nos demandou isso, nasceu da capacidade de cada uma dessas instituições, e da sua experiência, da sua necessidade”, refletiu Roseni.
A atualização tem como objetivo qualificar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam em saúde mental nas Unidades da Fhemig, e em outros pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), privilegiando a construção e a troca de saberes, pautados na integração ensino-serviço.
Humberto Verona, da Coordenação de Saúde Mental da SES-MG falou sobre o desafio dessa capacitação na área de Saúde Mental. “Temos muitos desafios nessa temática, para fazer valer a Reforma Psiquiátrica no Brasil, e convidamos vocês trabalhadores e alunos para discutirem e problematizar a Saúde Mental. É sempre oportuno esses momentos de reflexão sobre nossas práticas, e pensar o que precisa ser revisto e o que precisa avançar para que consigamos efetivamente realizar o trabalho de forma respeitosa e inclusiva”, enfatizou.
O Vice-Presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Paulo Tarciso Pinheiro da Silva reiterou a importância dessa parceria. “Para a Fhemig é uma alegria muito grande estar vivenciando esse momento de resgaste da Escola de Saúde Pública. Já participei de cursos daqui e sabemos da importância dessa Escola para formação de gestores, profissionais da saúde e esse momento que estamos iniciando hoje certamente vai nos remeter a lembranças da temática Saúde Mental e a possibilidades um novo pacto que nós vamos firmar para não permitirmos que aquela situação retorne.
Também estiveram presentes a Diretora Assistencial da Fhemig, Yara Cristina Neves e a Diretora de Gestão de Pessoas da Fhemig, Denise Antônia de Paulo.
O Curso
A “Atualização em Saúde Mental – diálogos sobre princípios, práticas e saberes” terá uma carga horária de 20 horas/aula e serão ofertadas 280 vagas, sendo 08 turmas de 35 alunos. As aulas serão realizadas na ESP-MG, de agosto de 2015 a julho de 2016.
Autor: Ricarda Caiafa