Estado realiza ações intersetoriais de mobilização e combate a dengue em Frutal

Estado realiza ações intersetoriais de mobilização e combate a dengue em Frutal

A equipe de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde (SESMG) está desde o dia 31/10 no município de Frutal e já desenvolveu diversas ações com o objetivo de reduzir os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e trazer os cidadãos para a participação no combate à Dengue. 

No dia 01/11 foi realizada uma reunião intersetorial com o objetivo de discutir as programações planejadas para o município, além de serem apresentadas as diretrizes estaduais de combate à Dengue. Participaram representantes das secretarias municipais de saúde, educação, cultura, meio ambiente, obras e agricultura. Além de integrantes da COPASA, Fundação HidroEx, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Corpo de Bombeiros, SUCAM, Lions Clube, EMATER, entre outros.

Já no dia 02/11 a equipe compareceu ao cemitério, que recebeu um grande número de pessoas durante todo o dia, para falar sobre a importância de não deixar pratinhos de plantas acumulando água no local, o que favorece a elevação do índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.  Nos dias 03 e 04/11 a equipe se reuniu com líderes religiosos e realizou Blitz Educativa, em que foram entregues panfletos e divulgadas as ações. Na parte da tarde, a equipe também visitou à Feira do Produtor Rural, onde um grupo de alunos da Escola Municipal Belmiro Batista, da zona rural, realizou uma apresentação musical.

No sábado (05/11), as ações aconteceram na Praça Rui Barbosa, onde fica o “Calçadão” no Centro da cidade. O evento contou com o Dengômetro, um estande com informações diversas sobre a Dengue em Frutal e em Minas Gerais e o Denguemóvel, caminhão onde é realizada troca de materiais recicláveis por material escolar. Também aconteceram apresentações da Banda Municipal Major Lara, Teatro contra a Dengue e Grupo de Hip Hop dos alunos do Espaço Eco cidadania, um projeto de parceria entre Fundação HidroEx e Casa da Criança.

De acordo com Amanda Magalhães, aluna do projeto, “é muito importante para nós, realizar uma apresentação epoder lembrar às pessoas de não deixar lixo nas ruas, acumulando água parada”.As crianças puderam se divertir com pintura de rosto e pula-pula, oferecidos pelo Banco do Brasil e Secretaria de Promoção Humana. A COPASA se encarregou de oferecer água aos participantes do evento e as equipes de saúde da família do município se dividiram para aferir pressão e glicose da população e visitar o comércio local, entregando panfletos sobre a Dengue.

Para a gerente do projeto de Mobilização Social no estado, Daniela Rodrigues, “o plano é realizar ações semelhantes em 40 municípios de Minas Gerais em um ano. Os municípios são definidos a partir do resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e da manifestação de interesse dos mesmos.” Ela ressalta que “o mais importante neste trabalho é o enfoque nos atores sociais de cada local visitado. É importante trazê-los para a cena”, garante.  Miralda Soares e Vânia de Oliveira, educadoras em saúde de Frutal, avaliam de forma positiva o conjunto de ações realizadas no município. “O estímulo de despertar a consciência dos parceiros locais oferecido por este trabalho vem a somar com o que já realizamos, dando um estímulo a mais à nossa equipe,” conclui Miralda. Já o garoto Eri Carlos, de 12 anos, trocou 24 pneus usados por 24 cadernos no Denguemóvel. “Arrumei os pneus em uma borracharia e também no quintal de minha casa e trouxe para trocar, porque meus cadernos já estão acabando e eu preciso de novos para o ano que vem.”

A Dengue em Frutal

Este ano, até agora, foram contabilizados 260 casos suspeitos de Dengue em Frutal. O resultado do LIRAa, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, foi de 0,5%, o que classifica o município como de baixo risco para epidemia de Dengue, até este momento.

Em  agosto, foi identificado em Frutal o primeiro caso de Dengue pelo vírus 4 no estado. Trata-se de uma mulher de 62 anos que foi infectada em maio, porém neste momento ela está totalmente recuperada. A SES-MG reitera a importância das ações de controle e prevenção por parte do poder público e da população, uma vez que em Minas já circulam os demais sorotipos (DEN 1, 2 e 3).

Ontem (06/11), o Denguemóvel visitou os bairros Jardim das Laranjeiras e Alto Boa Vista e hoje (07/11) estará nos bairros Estudantil e Ipê Amarelo. Amanhã deverá ocorrer uma reunião para avaliação das ações, com a presença de todos os parceiros do município.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Sara Braga/SRS Uberaba


Rolar para cima