Os 125 mil habitantes de Sabará, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam uma boa notícia no início da tarde desta segunda-feira (24/10). O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), investirá R$ 1,3 milhão para compra de equipamentos e móveis para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está em construção no bairro Nações Unidas. Desta forma, a cidade tem a garantia de ofertar um importante serviço de saúde à população no setor de Urgência e Emergência, com capacidade de realizar 400 consultas por dia.
“Vamos autorizar a transferência da primeira parcela para que o município comece a receber os recursos já na próxima semana. Desta forma o processo de licitação será mais ágil, de modo que assim que as obras terminarem a unidade estará equipada e pronta para atender à população”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
Ainda de acordo com o secretário, a UPA poderá desafogar a demanda por atendimentos de Urgência e Emergência em Belo Horizonte, dentro de um modelo que vem sendo elaborado em Sabará, baseado nas parcerias. “Já pleiteamos junto ao Ministério da Saúde o credenciamento de leitos de retaguarda na Santa Casa de Misericórdia de Sabará, desta forma o município terá um ganho no setor de Urgência e Emergência. O SAMU-192 regionalizado também terá uma base em Sabará, tudo isso resultará em vidas salvas”.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, lembrou que os investimentos na cidade têm se consolidado e que o intuito é fortalecer o sistema de parcerias. “As cirurgias eletivas tiveram importante resposta por meio do Hospital Cristiano Machado, da rede Fhemig. Hoje vemos 75% das obras da UPA concluídas. A saúde é uma importante política social, que repercute em todas as outras. Neste caso, estamos construindo a saúde pública de Sabará baseada no forte apoio do Governo de Minas em conjunto com o Governo Federal e entidades como a Santa Casa”, ressaltou.
O prefeito de Sabará, William Lúcio Goddard Borges, enfatizou que a visita dos secretários não só é um ato de fiscalização sobre o andamento das obras, mas é fator da credibilidade junto ao Estado. “Estamos trabalhando para oferecer serviços públicos de qualidade para a comunidade. Tenho certeza de que estamos no caminho certo e com o apoio que temos recebido do Governo de Minas teremos condições de conseguir estes objetivos”, competou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Ramon Jader