A capital se prepara para receber o maior encontro da terceira idade e você é nosso convidado!
De 15 a 17 de outubro, a Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, sediará a primeira edição da Feira da Longevidade Ativa – que promete ser o maior encontro da terceira idade do Estado. Realizada pela Fundação de Educação Geni Nunes (Fundeg) e organizada pela Person Up, a Feira apresentará atividades que irão revolucionar o modo de ver e sentir o envelhecimento. O evento passa a fazer parte do calendário oficial anunciado da Belotur. A ideia é sensibilizar e informar governantes, empresariados e sociedade sobre o significado do “Envelhecimento Ativo”, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso propõe, entre outros assuntos, oferecer ao público possibilidades que poderão redirecionar a longevidade de forma a agregar mais qualidade de vida, motivar os participantes a se planejarem para o futuro, despertar o interesse da terceira idade para o empreendedorismo, cooperativismo, negócios inclusivos, e estimular a formação de mão de obra especializada para o atendimento às demandas do segmento.
O encontro reserva ainda um espaço onde serão apresentados produtos e serviços de empresas e profissionais de diversas áreas, como hotelaria, turismo, saúde, alimentação, tecnologia/informação, transporte, instituições financeiras e de crédito. Haverá palestras, oficinas, exposições, atividades artísticas, apresentações culturais e musicais.
Envelhecimento Populacional
O público da terceira idade está cada vez mais presente e atuante em todos os segmentos e ocupações da sociedade. Segundo a OMS, quando a população acima de 60 anos atinge 7%, ela é considerada envelhecida. O Brasil, que já atingiu 13% (correspondente a 26,1 milhões de pessoas), será o sexto país do mundo em número de idosos, de acordo com projeções da OMS.
Ainda é grande a desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde pública em nosso contexto social. Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 4,5 milhões em 2000. O aumento da expectativa média de vida também aumentou acentuadamente no país, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida. Os dados demonstram a importância de cuidar e de se preocupar com o envelhecimento ativo e saudável.
Saiba mais sobre a Feira da Longevidade Ativa no site: www.longevidadeativa.com
Sobre a Fundação de Educação Geni Nunes
Fundação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a qualificação e requalificação das pessoas principalmente as que atingiram a terceira idade. A Fundeg promove iniciativas endereçadas ao desenvolvimento socioeconômico, cultural, educacional e tecnológico. A história da fundação começou quando a empresária Luziana Lanna colocou em prática o desejo do seu pai, o dentista da Polícia Militar, Geni Nunes. “Papai me pediu para quando ele morresse usasse seu dinheiro com objetivo de fazer um bem à sociedade. Ele sempre foi muito ativo e tinha preocupação pelo fato da população do Brasil estar envelhecendo sem políticas públicas voltadas para este público”, diz a empresária. Foi quando em 2000, Luziana fundou a Fundeg.
Sugestão de fonte:
Igor Lanna, médico graduado em medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais com especialização em Geriatria no Hospital das Clínicas da UFMG. O especialista é um dos organizadores da feira e é neto do fundador da Fundeg . Contato: (31) 9138-6772
Serviço:
Evento: Feira da Longevidade Ativa
Local: Serraria Souza Pinto
Data: De 15 a 17 de outubro
Horário: Dias 15 e 16 – de 13h às 20h / Dia 17 – de 10h às 20h
Contato de imprensa: Jaqueline da Mata
imprensalongevidade@personup.com.br
(31) 3372-4293 / 8864-1496