Força Estadual do SUS realiza treinamento sobre febre amarela junto à Regional de Saúde de Varginha

Cinquenta cidades que compõem a macrorregião de Saúde Sul participam, de 1º a 4/4, de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) direcionada para a capacitação de profissionais sobre a febre amarela. O treinamento, preparado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, contou com referências técnicas da SES-MG e membros da Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) que fortalecem a atuação da Vigilância em Saúde Estadual em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados. 

Nos dias 1º  e 2/4, os municípios das microrregiões de Lavras, Três Corações, Três Pontas e Varginha foram capacitados no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Campus Varginha; já nos dias 3 e 4/4, o treinamento ocorreu em São Lourenço, voltado aos municípios componentes daquela microrregião.

A Força Estadual do SUS, que atuou junto aos municípios da SRS nos dias 18 e 19/3, na Oficina Macrorregional de Arboviroses, retornou ao município, desta vez, para abordar a febre amarela para o público composto no primeiro dia por coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Imunização, Controle Vetorial, Redes de Atenção à Saúde, gestores de Saúde. No segundo dia o treinamento foi voltado para médicos das secretarias municipais de saúde da região.

Contando com a presença da coordenadora Estadual do Programa de Imunização (SES-MG), Josiane Dias Gusmão, o evento tratou também, no primeiro dia, do cenário da cobertura vacinal da febre amarela no estado e na SRS Varginha. Josiane explicou sobre a categorização que é aplicada aos municípios de acordo com cenário epidemiológico da doença. “São três categorias que norteiam as ações de imunização a depender da situação epidemiológica que cada município se encontra, todavia, o aumento da cobertura vacinal deve ser algo sempre buscado pelas equipes”, ressaltou. 

Ramon Silva Oliveira, a referência técnica da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb/SES) apresentou a situação epidemiológica da febre amarela e a Vigilância em Primatas não humanos e explicou sobre o uso do aplicativo SISS-GEO, que trata da Notificação de Primatas em tempo real. 

Para a aplicação prática do uso do aplicativo, as referências de controle vetorial participaram, no segundo dia do evento, de visita ao Zoobotânico de Varginha e, em São Lourenço, à Fazenda Santa Helena, com o intuito de realizarem captura de mosquitos e busca ativa de primatas.

Outra pauta abordada no evento, ainda sobre febre amarela, foi a Vigilância Entomológica e Laboratorial, que contou com a condução de referências da SES-MG: Laila Heringer (Cevarb-SES/MG) e Carolina Senra, da Coordenação Estadual de Laboratórios em Pesquisa e Vigilância (Celp-SES/MG).

Monique Borsato, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, afirmou que as ações de prevenção e controle da febre amarela envolvem diversas áreas. “Este treinamento integrado é fundamental, tendo em  vista que nossos municípios estão nos corredores ecológicos de circulação do vírus da febre amarela, o que faz com que seja esperado o surgimento de casos humanos. Todas as frentes, portanto, precisam estar preparadas para atuação nas mais diversas áreas de saúde”, frisou a coordenadora.

Por: Tânia Corrêa / Fotos: Tânia Corrêa

Rolar para cima