A Fundação Ezequiel Dias (Funed) fornece a vacina Meningocócica C em todo o país para atendimento às demandas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Em 2015, a participação da instituição foi ampliada no dia 12 de novembro, quando o Serviço de Processamento Final da nova Fábrica de Produtos Biológicos (Unidade V) iniciou a primeira etapa do processo de rotulagem e embalagem da Vacina Meningocócica C (Conjugada), em atendimento à fase II da transferência de tecnologia para produção desta vacina, realizada em Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Novartis Vaccines and Diagnostics, atual Glaxo Smithkline.
Esta primeira etapa consiste na rotulagem dos frascos-ampola dos lotes de Suspensão de Hidróxido de Alumínio 0,8mL, diluente utilizado na reconstituição da vacina, assim como a qualificação de desempenho da rotuladora. Nesta etapa, será feita a rotulagem de quatro lotes de Hidróxido de Alumínio 0,8mL, equivalentes a 300 mil frascos-ampola de diluente.
A segunda etapa consistirá da rotulagem dos frascos-ampola de liófilo (concentrado da vacina na forma de pastilha) e da embalagem final (liófilo + diluente), assim como a qualificação de desempenho da encartuchadora e a validação do processo de embalagem como um todo. Esta etapa envolve a produção de oito lotes equivalentes a 300 mil frascos-ampola de vacina Meningocócica C (Conjugada).
No período de 25/11 a 4/12/2015, a Funed irá efetuar a inspeção visual da vacina Meningocócica C (Conjugada) na forma de apresentação líquida para validação do processo de transporte. A realização deste processo também é condicionante para conclusão da fase II da transferência de tecnologia.
Desde que entrou no PNI, em 2010, cerca de 53 milhões de doses da vacina Meningocócica C já foram entregues ao Ministério da Saúde, para imunização de crianças de seis meses a dois anos de idade.
Autor: Luciane Marazzi (Funed)