A Gerência Regional e Saúde de Ubá e o Centro de Referencia e Segurança do Trabalhador de Ubá (CEREST) realizaram a Oficina de Planejamento das Ações de 2012, tendo como o foco a questão da vigilância do trabalhador. E contou com as presenças das Referências Técnicas da Saúde do Trabalhador e representantes das Unidades Sentinelas das microrregiões. A capacitação aconteceu em dois encontros, o primeiro realizado em Ubá, na última segunda-feira (19/12), em Ubá, e o segundo ocorreu nesta terça-feira (20/12), em Muriaé.
Foi apresentada, na oportunidade, a nova composição profissional da equipe do CEREST de Ubá, recém admitidos através do processo seletivo: a assistente Social, Aristela Silva Soares, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Diogo Cardoso de Oliveira, a fisioterapeuta, Rafaela Silva Oliveira, o fonoaudiólogo, Adriano Avelino Ribeiro, a psicóloga, Fernanda M. Gomes, o técnico de Segurança do Trabalho, Wesley de Almeida Mendes. “A equipe tem a expectativa, de fazer o diferencial, apoiar e desenvolver ações em Saúde o Trabalhador, aspecto importe para a sociedade” comentou Diogo Cardoso.
Durante a reunião foi realizado o planejamento no qual foram traçados macro ações, atividades estratégicas, metas prazos e parcerias, e a distribuição do manual “Construindo Ações de Saúde do Trabalhador no Âmbito das Superintendências e Gerencias Regionais de Saúde”.
Segundo o diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, “as diretrizes do eixo de planejamento foram a gestão da saúde do trabalhador, assistência na lógica das redes de saúde, a vigilância em saúde epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador promoção e controle social”. Ainda de acordo com o diretor, “para que a Política da Saúde do Trabalhador funcione no município é necessário o apoio e entendimento por parte da gestão”.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da GRS Ubá, Ana Célia Jacinto, fez uma abordagem no cenário das notificações compulsórias em Saúde do Trabalhador na microrregião de Ubá. “É fundamental o comprometimento em notificar os acidentes de trabalho, é o meio para alcançarmos melhorias assistenciais”.
Para a referência técnica em Saúde do Trabalhador, Ana Cláudia de Oliveira, “realizar o planejamento de ações possibilita facilidades e organização no desenvolver dos trabalhos durante o determinado período”. Complementou dizendo que “a nova equipe do CEREST, proporcionará trabalharmos com vários segmentos, no qual a complexidade em Saúde do Trabalhador exige”.
Coordenadora do CEREST Ubá, Terezinha Vieira Porfírio, avaliou que foi feita a construção do planejamento junto com os municípios, de forma que se facilitem os processos de serviços em saúde do trabalhador. “Acreditamos que desta forma teremos maior base ao cobrar as metas e resultados destes”. A exemplo dos colegas, Terezinha também comentou sobre a estruturação da equipe do CEREST. “A equipe é multiprofissional, e que auxiliará de forma significativa principalmente ao definir as notificações dentro dos critérios”, finalizou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lucimar Moura