Aconteceu no dia 20 de dezembro, na Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, encontro com as referências técnicas municipais para o Planejamento das Ações em Saúde do Trabalhador para o ano de 2012. Esse encontro teve como objetivo planejar ações em saúde do trabalhador dos municípios, uma vez que as elas devem estar contempladas no Plano de Saúde Municipal, na Programação Anual de Saúde e no Relatório Anual de Gestão, fazendo com que as ações passem a integrar a programação única do município.
A importância da operacionalização da Saúde do Trabalhador foi abordada no decorrer da reunião, perpassando pela explicitação da Política de Saúde do Trabalhador no Estado de Minas Gerais, alinhamento conceitual sobre as ações da Saúde do trabalhador e as atribuições das referências municipais nas ações e serviços a serem desenvolvidos em cada município.
Apesar da região de abrangência da GRS Manhumirim não ser uma região de grandes indústrias, o que muitas vezes justifica a apatia de muitos municípios em desenvolver atividades voltadas à saúde nesta área, existem muitas atividades a serem desenvolvidas voltadas à realidade apresentada pela região. A economia cafeeira e de comércio e serviços que é a base característica de nossa região, apresenta situações de risco aos trabalhadores e que precisam ser trabalhados através da disseminação das ações de Promoção e Prevenção. É evidente que se torna necessário a elaboração de um diagnóstico situacional de cada município para que possa ser feita a construção da característica regional. A construção deste diagnóstico é um dos pontos altos da realização da reunião, pois foram trabalhados aspectos importantes para formalizar-lo e sugestões de estratégias a serem desenvolvidas.
A importância do conhecimento da referência municipal da Rede de Atenção e dos trâmites desenvolvidos para o atendimento daqueles agravos que acometem os trabalhadores, bem como a necessidade de registros minuciosos e fidedignos para que se alcancem os objetivos propostos pela Política estadual de Saúde do Trabalhador, foram pontos levantados pela Referência Técnica de Saúde do Trabalhador da GRS Manhumirim, Giselly Franco. “Espera-se que este seja um pontapé inicial e forte para o alavancamento da Saúde do Trabalhador na região da GRS Manhumirim”, destacou a Coordenadora da Vigilância Sanitária da GRS Manhumirim, Vivian Abi-Sâmara.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Andressa Aguiar/Silvana Werner