GRS Pedra Azul promove o Dia Mundial da Saúde em Cachoeira de Pajeú

Imagem

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Gerência Regional de Saúde (GRS) Pedra Azul e a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú realizaram uma mobilização da população com atividades educativas sobre saúde. O evento buscou promover uma reflexão na população sobre a importância da prevenção, manutenção e promoção de saúde na mudança dos hábitos de vida, além do autocuidado com abordagem de temas como: dengue, tabagismo e abuso de drogas, atividade física, grupos alimentares, sexualidade e violências.

Crédito: Allan Campos

Para o Coordenador Atenção Primária e de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Glaubert Souza, o município de Cachoeira de Pajeú aos poucos constrói um novo rumo em meio a paradigmas de saúde históricos na região. “Pensar as estratégias de formas diferentes é provocar a reflexão e sensibilização da população. Outrora faríamos aferição de pressão, teste de glicemia, mas o Dia Mundial da Saúde nos instiga a agir para tornar cada vez mais consistente o modelo de saúde preventivo, de promoção da saúde da população. Penso que esse foi o principal foco da nossa atuação e é uma meta a ser alcançada sempre”, disse.

Aos arredores da praça Rui Barbosa, no Centro do município de Cachoeira de Pajeú, no Vale do Jequitinhonha, a GRS Pedra Azul disponibilizou cartilhas e panfletos para que fossem distribuídos à população. Os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com representantes da Pastoral da Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, promoveram uma ginástica aeróbica com a orientação de educador físico, além de montar stands temáticos com profissionais especialistas que abordaram diversos temas na área da saúde.

Após panfletagem e discussão nos stands sobre os temas, o Palhaço Fumaça abordou a temática “Sorria com saúde com muita irreverência”. A programação foi encerrada com a participação do Pároco da Cidade que explicou a importância da Pastoral da Saúde, bem como abordou o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Tráfico Humano.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima