A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo Preventivo Contra o Câncer de Pedra Azul, realizou, no dia 6 de outubro, uma capacitação que reuniu os servidores dessas três instituições com o objetivo de comemorar a luta contra o câncer de mama.
O técnico em radiologia da Secretaria de Saúde de Pedra Azul, Marcos Costa, chamou a atenção para o fato de que até mesmo os homens podem desenvolver câncer de mama, embora estes casos sejam menos comuns. “É importante as pessoas ficarem atentas porque, na maior parte das vezes, o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio, que geralmente é indolor. Felizmente, a maioria destes nódulos não é câncer, mas sim, cistos com fluídos”, explicou. Costa chamou a atenção também para o fato de que a dor na mama não é sintoma de câncer. “Há algumas questões relacionadas ao câncer de mama que precisam ser desmitificadas, como a crença de que o estresse causa o câncer ou de que só as mulheres com histórico familiar fazem parte do grupo de risco. Por isso, é sempre importante esse trabalho de conscientização para que as pessoas possam se prevenir”.
A referência técnica de humanização do Núcleo de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Clausi Santos, ressaltou que o evento possibilitou o esclarecimento de dúvidas e ficou satisfeita com a ampla participação dos servidores. “Estabelecemos também importantes parcerias para realizamos no dia 21 de outubro uma mobilização maior na cidade de Pedra Azul para chamar a atenção de todos sobre a importância da realização da prevenção contra o câncer”.
A presidente do Núcleo Regional de Prevenção e Combate ao Câncer (NUPRECC) de Pedra Azul, Vilma Tanure, disse que a instituição tem colaborado com o combate ao câncer na realização de campanhas e palestras educativas. “A partir do momento que identificamos um paciente com câncer, começamos um trabalho de acolhimento com apoio psicológico, atendimento feito por ginecologista, fonoaudiologista, nutricionista, dentista, enfermeira, terapeuta holística, assistente social e farmacêutico, sendo que todos esses profissionais são voluntários e trabalham em prol de uma melhora na qualidade de vida do paciente”, finalizou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Allan Campos