GRS Pedra Azul realiza treinamento sobre acidentes com animais peçonhentos e atendimento antirrábico humano

Imagem

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no período de 17 a 20/10, nos municípios de Pedra Azul, Jacinto, Almenara e Itaobim, um treinamento sobre acidentes com animais peçonhentos e atendimento antirrábico humano, destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária à Saúde (APS) dos 25 municípios da área de abrangência regional.

O treinamento foi conduzido pela referência técnica do Nuvepi, Mayara dos Santos Silva, com o objetivo de analisar o sistema de dados de forma qualitativa, visando discutir as inconsistências de preenchimento, e reforçar junto aos profissionais a necessidade e a importância do cumprimento dos protocolos de prescrição do Ministério da Saúde (MS), bem como mostrar o impacto negativo dos atendimentos realizados fora dos protocolos. 

“Durante o encontro, reforçamos os protocolos vigentes desses agravos. Apresentamos como atua a vigilância epidemiológica, referente a esses agravos, monitorando e avaliando rotineiramente, de forma qualitativa, o banco de dados”, relatou a referência técnica Mayara Silva.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Nuvepi, Evangelia Aguilar, é fundamental que os atendimentos sigam os protocolos. “Mostramos como o consumo inadequado de soros antivenenos e antirrábico e de vacinas antirrábicas pode impactar negativamente no estoque de soros da GRS, tendo em vista a situação atual de escassez de antivenenos. Esperamos que, com esse encontro, tenhamos uma melhora nos nossos banco de dados e melhor assertividade em relação aos protocolos do Ministério da Saúde”, explicou Evangelia Aguilar.

Na Regional de Saúde de Pedra Azul foram notificadas em 2023, até o momento, 490 pessoas que necessitaram de atendimento antirrábico e 1063 pessoas envolvidas com acidentes por animais peçonhentos.

Autor: Allan Gomes Campos / Foto: Thaiane Rocha

Rolar para cima