A comissão de Avaliação da Gerência Regional de Saúde de Ubá, coordenada pelo Núcleo de Gestão Microrregional, formada pelos Coordenadores e representantes de todos os núcleos se reuniu ontem, 05/01 com o objetivo de avaliar as situações encontradas nos municípios pertencentes a essa GRS, atingidos pelas enchentes nesse período chuvoso e propor novas estratégias de enfrentamento.
Segundo ao Coordenador da Comissão, Hélcio Cruz, ela propõe a visita de técnicos da GRS Ubá nas áreas atingidas para realizar um levantamento situacional, com o intuito de avaliar as necessidades de insumos, medicação e atividades assistências, e através da Humanização, incentivar doações diversas para a população atingida.
A representante do Núcleo de Assistência Farmacêutica/GRS Ubá, Patrícia Meichilb, informou que: “Foi solicitado à Secretaria Estadual de saúde, a disponibilização de medicamentos para suprir as necessidades dos municípios, porém para que esta ação se torne possível, é preciso coletar informações precisas, pois a SES/MG deve repassar a solicitação para a Defesa Civil Estadual, que está sendo parceira no processo, visando garantir acessibilidade e condições de armazenamento dos insumos nesses locais”, afirma.
Para a Coordenadora do Núcleo de Atenção a Saúde, Maria das Graças Nascimento, até o momento as ações mais necessárias exigiram a presença do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, e que após os níveis de água dos rios baixarem, a ação da saúde pública deve dar de forma mais intensa para atuar com ações de prevenção de doenças, auxilio e capacitação à equipes de atenção básica para diagnosticar, prevenir e atuar diante das doenças mais emergentes como hepatite, leptospirose entre outras”, acrescentou.
Profissionais do setor de Epidemiologia da GRS Ubá encontram-se em Guidoval (município mais atingido) desde o inicio da semana, auxiliando na assistência de forma direta e indireta a população, disponibilizando profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e oferecendo subsídios na estruturação da gestão local. A Comissão tem encaminhado também aos municípios, materiais informativos sobre enterramento de animais, cuidados como o lixo e prevenção de doenças mais comuns advindas após as enchentes. As doações como medicamentos, alimentos, vestuário já estão sendo recebidas pela GRS Ubá.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lucimar Moura / GRS – UBÁ