Nesta terça-feira (20/12), o Núcleo de Assistência à Saúde da GRS Ubá, por meio do Projeto Olhar Brasil, capacitou representantes da Superintendência Regional de Educação de Ubá, Secretaria de Municipal de Educação e Secretarias Municipais de Saúde de Ubá, Guarani, Guidoval, Piraúba, Rodeiro e Tocantins. Estes profissionais serão responsáveis por multiplicar, em nível municipal, a efetivação do projeto.
O Projeto Olhar Brasil, ação conjunta do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC) atua na identificação e na correção de problemas relacionados a visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica. A ação irá priorizar inicialmente os do ensino fundamental e os cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, além da população com idade igual ou acima de 60 anos.
Segundo Luiz Afonso “a implementação desse projeto permitirá reduzir as taxas de evasão escolar decorrente das dificuldades visuais. Ira facilitar, também, o acesso à diversidade de contextos sociais, além de garantir a melhora na qualidade de vida desses cidadãos”.
Para a Enfermeira do Município de Ubá, Maria Luiza Meirelles, “temos expectativa de atender a demanda reprimida, tanto de jovens quanto idosos e atuar na detecção precoce dos problemas relacionados à visão e proporcionar acompanhamento médico adequado”, afirmou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lucimar Moura