A Coordenadora do Núcleo Epidemiológico da GRS Ubá, Ana Célia Jacinto, e a Coordenadora do Núcleo de Assistência a Saúde, Maria das Graças Nascimento, reuniram-se hoje (27/12) com os Secretários de Saúde e profissionais responsáveis pelo trabalho da Dengue nos municípios pertencentes a GRS Ubá, para discutirem sobre o Plano de Contingência Regional da Dengue.
Para Ana Célia, o Plano de Contingência tem “o intuito de organizar a assistência em nível regional para os casos de Dengue, através da garantia de fluxos em relação à Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, e estimular o fortalecimento de um grupo técnico regional para o monitoramento de Dengue, além de formar pactos assistenciais intermunicipais com objetivo de evitar óbitos”.
O Secretário Municipal de Saúde de Antonio Prado de Minas, Paulo Cesar Magliano, concorda com a importância do Plano de Contingência. “Ele proporciona habilitar e preparar o município em caso de epidemia de dengue, uma vez que é possível nortear os atendimentos internos e intermunicipais. O desafio encontrado é a falta de leitos hospitalares, é necessário um melhor atendimento na Atenção Básica, evitando agravamentos da doença, o que diminui a demanda nos leitos”, afirma.
Segundo Maria das Graças, há necessidade de organização do fluxo em todos os níveis da atenção e principalmente um grande envolvimento da Atenção Primária à Saúde. “Sabemos da sobrecarga que uma epidemia de Dengue provoca na área da assistência, por isto precisamos ser proativos e buscarmos esta organização proposta pelo nível central da SES, para enfrentarmos o período de transmissão da doença”, finaliza.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lucimar Moura/GRS Ubá