Em razão do cenário de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente sífilis, e em função da necessidade de alinhamento com os profissionais de saúde municipais, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, realizou no dia 19 de abril de 2023 duas oficinas para alinhamento das ações do Plano de Enfrentamento da Sífilis com os coordenadores de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde dos municípios de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Natalândia, Paracatu, Riachinho e Uruana de Minas.
Para a referência técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da GRS Unaí, Franciele Nascimento, “a oficina teve um papel relevante para a qualificação dos profissionais e direcionamento adequado das estratégias de identificação e condução embasada dos casos de sífilis, com destaque para o tratamento adequado dos casos diagnosticados”. Ainda segundo a referência, “perpassar todos os eixos das ações do plano de enfrentamento da sífilis e apresentar os resultados alcançados pelos municípios até o momento nos conduzem para um cenário positivo, a fim de reduzir a ocorrência dos casos de sífilis, com ênfase na redução da transmissão vertical”.
As estratégias de identificação da sífilis são fundamentais para prevenir e controlar a disseminação da doença. Isso inclui o diagnóstico precoce, a promoção da educação sexual e da prevenção da transmissão, além de capacitação de profissionais de saúde para identificar e tratar a doença. Com a implementação dessas estratégias, é possível reduzir significativamente o impacto da sífilis na saúde pública.
Para a coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Unaí, Amanda Mares, “um dos eixos do Plano de Enfrentamento à Sífilis é a assistência. Esse momento de alinhamento teve como principal objetivo discutir estratégias de potencializar as atividades que já são realizadas pelas equipes, desde o rastreamento e busca ativa da população alvo, perpassando a qualificação da atenção ao pré-natal e ao parto, até às ações educativas e de mobilização voltadas à população. Um dos aspectos que nós reiteramos é a necessidade da integração entre as equipes de vigilância e assistência nos diferentes níveis de complexidade, não apenas na construção do plano, mas principalmente na implementação das ações”, disse a coordenadora.
Autor: Gerência Regional de Saúde de Unaí