Hemocentro de Governador Valadares capacita profissionais em Almenara

Com o objetivo de capacitar os servidores do Hospital Deraldo Guimarães (HDG) de Almenara e os acadêmicos de enfermagem da Faculdade ALFA sobre a transfusão de hemoderivados, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Governador Valadares, em parceira com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou no dia 29 de setembro, uma visita ao HDG para avaliar a agência transfusional e realizou uma palestra na faculdade Alfa/Unipac.

A enfermeira e responsável técnica do Hemocentro de Governador Valadares, Marta Martins, abordou temas importantes sobre a posição do enfermeiro frente à transfusão e os tipos de hemoderivados, os cuidados de enfermagem e as possíveis reações em uma transfusão. Segundo ela, é importante que haja uma sintonia na equipe para que o serviço possa ser bem realizado. “Quem prescreve a transfusão de sangue é o médico, mas quem realiza esta transfusão e assiste o paciente de perto é a enfermagem. Por isso, a importância de estarem bem capacitados para realizarem este trabalho”.

O enfermeiro do HDG, Agnaldo Gomes, também acredita que a capacitação foi importante para que os profissionais conheçam melhor o serviço. “O hospital Deraldo Guimarães até hoje não registrou nenhuma reação transfusional em nossos pacientes sendo um dos fatores deste sucesso os médicos, a equipe de enfermagem e os farmacêuticos estarem bem capacitados graças ao trabalho e a parceria que temos com o Hemominas”, ressaltou.

Agência Transfusional

A agência transfucional do HDG de Almenara possui uma área de 30 metros quadrados e contrato formalizado com o hemocentro de Governador Valadares para o fornecimento de hemocomponentes. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária da GRS Pedra Azul, Fabian Antunes Pinto, a agência possui os equipamentos necessários para a realização de testes e transfusões, atendendo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “O armazenamento dos reagentes e hemocomponentes são realizados de uma forma bastante confiável, atendendo as resoluções da diretoria colegiada da ANVISA, do código de saúde de Minas Gerais, além de possuir a ficha de aptidão aprovada e o alvará sanitário para o ano de 2011”, informou.

Hemocentro

O Hemocentro Regional de Governador Valadares atua nas áreas de hematologia e hemoterapia. A Unidade atende a doadores de sangue e pacientes das regiões dos Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e parte da Zona da Mata e, também, a 63 hospitais contratantes nas modalidades de Assistências Hemoterápicas e Agências Transfusionais, suprindo as demandas locais e alcançando uma população de quase três milhões de habitantes. Em média, o Hemocentro recebe 49 doadores de sangue por dia e 70 pessoas por mês se candidatam para doar medula óssea.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul


Rolar para cima