Hospitais do município de Juiz de Fora recebem visita da Vigilância Epidemiológica da SES-MG

Imagem

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) realizou, nos dias 25 e 26 de julho, visitas técnicas em hospitais situados no município de Juiz de Fora. O objetivo das visitas foi fazer acompanhamento da aplicação dos recursos das Resoluções Estaduais nos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE).

A equipe foi formada por Juliana Rossi, apoiadora da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), Rosany Alves, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora e Derli Silva, referência técnica da SRS Juiz de Fora.

Foram visitadas as seguintes instituições: Hospital Pronto Socorro (HPS) Mozart Teixeira, Hospital Regional João Penido/Fhemig, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O hospital Santa Casa receberá a visita em data a ser confirmada.

A Vigilância Epidemiológica Hospitalar tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças, transmissíveis e não transmissíveis, e agravos à saúde. Juliana Rossi explica que a VEH é baseada em um “conjunto de serviços que proporciona, no âmbito hospitalar, o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva”, explicou a apoiadora.

Alguns pontos foram observados pela equipe durantes as visitas, como: organização dos trabalhos, composição das equipes, recursos do prontuário de paciente, notificações compulsórias, investigação epidemiológica, o acesso e o uso de sistemas de informações em saúde e a realização de ações de educação permanente com profissionais da saúde.

Derli Silva, referência técnica da SRS Juiz de Fora, comentou sobre os objetivos dos núcleos hospitalares. “Eles têm como objetivos a detecção, o monitoramento, a notificação oportuna e a resposta imediata às potenciais emergências de saúde pública no âmbito hospitalar”, detalhou Derli.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Juiz de Fora, Rosany Alves, salientou a importância dos encontros. “Além de permitir o acompanhamento da aplicação de recursos, as visitas estabelecem diálogo acerca dos principais pontos da Vigilância Epidemiológica observados que podem ser discutidos com a equipe hospitalar, a fim de alcançarmos melhorias”, disse Rosany.

Além dos servidores da SES-MG, participaram das visitas a gerente do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Louise Cândido Souza, e profissionais dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia.

Autor: Jonathas Mendes

Rolar para cima