Nesta quarta-feira, 10, será realizada apresentação de projetos dos cursos de pós-graduação de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS no auditório da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, de 08h00 às 12h00. Os projetos são voltados à capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS e promovidos através da parceria entre o Hospital Sírio-Libanês – HSL e o Ministério da Saúde – MS, com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde – CONASS, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – SRS.
A coordenadora do Núcleo de Regulação em Saúde da SRS de Montes Claros e facilitadora do projeto fala sobre os objetivos dos cursos. ”O curso busca capacitar profissionais para uma gestão compromissada e de alto desempenho à frente de organizações públicas e privadas. Para isso, utiliza metodologias que provocam o participante a ter uma ação ativa em seu desenvolvimento, somando capacidades na área de gestão, educação e atenção à saúde.”
Participam dos cursos profissionais das regiões de saúde Norte que atuam na gestão, atenção à saúde, regulação em saúde e formação de estudantes de graduação e/ou pós-graduação lato sensu e profissionais de saúde nos cenários do SUS.
Os projetos educacionais são executados pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP/HSL e definidos a partir de necessidades identificadas pelos gestores do SUS. Os projetos aprovados pelo MS para o triênio 2012-2014 foram construídos em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Biblioteca Cochrane, representantes dos gestores do SUS e profissionais de instituições de Ensino Superior brasileiras.
O projeto “Gestão da Clínica no SUS – GCSUS”, para 2012-4, é uma estratégia com um conjunto de iniciativas voltadas à constituição e ao fortalecimento de regiões de saúde e redes de atenção à saúde; ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde; articulação de processos de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em cenários do SUS; e disseminação de ferramentas e dispositivos da gestão da clínica para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde, com qualidade e segurança.
Sobre o Instituto de Ensino e Pesquisa
Motivado em aprofundar o conhecimento crítico e reflexivo na área da saúde, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) completou, em 2013, uma década de existência marcada por iniciativas educacionais que integram a teoria e a prática.
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da qualidade assistencial, a incorporação de novas tecnologias e a promoção e acesso à medicina de ponta por um número cada vez maior de brasileiros. Nesse sentido, o IEP em atuado como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas e à gestão na área da saúde, com os programas de residência, pós-graduações lato e stricto sensu, cursos, congressos e outros eventos.
O IEP busca a inteligência coletiva com programas educacionais que valorizam as experiências prévias dos envolvidos e promovem o protagonismo e a proatividade dos participantes na construção de conhecimentos voltados à transformação das práticas profissionais.
Autor: Bia Fabrícia Andrade