Nesta terça-feira (13-12), os integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Patos de Minas, Presidente Olegário, Guarda-Mor, Carmo do Paranaíba e dos Consórcios Vazante-Lagamar e Lagoa Formosa-Guimarânia-Cruzeiro da Fortaleza estiveram reunidos para trocar as experiências exitosas realizadas no ano de 2011. O evento também contou com a participação de técnicos de Brasilândia de Minas, Rio Paranaíba e São Gotardo, que em breve estarão implantando o programa no sistema de saúde local.
A Superintendente Interina da Regional de Saúde de Patos de Minas, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho, ressaltou que o final do ano é um bom momento para fazer um balanço de 2011 e planejar as ações de 2012. “A inclusão do NASF nas equipes de Atenção Primária é de extrema importância para o trabalho de promoção e prevenção, e a experiência de um município pode servir de modelo para planejar o trabalho em 2012”.
Com a publicação da Portaria nº 2488 do Ministério da Saúde, houve algumas alterações. “Não se poderá criar mais NASF consorciado e há a possibilidade de inclusão de novos profissionais, como o médico veterinário”, disse Maria Eleusa Soares Rodrigues, coordenadora da Atenção Primária da SRS Patos de Minas, citando duas mudanças pontuais.
O consórcio Vazante-Lagamar apresentou os projetos: Orientando para a Vida (jovens), Saúde Alternativa (saúde mental), Atenção Farmacêutica, Espera Educativa, Desafio Balanceado, Cozinha Saudável, Saúde Integrada (doenças crônicas e terceira idade), Hiperdia, gestantes (Mães Vazantinas – ganham enxoval para o bebê se participarem das palestras e consultas de pré-natal) e o Cuidando D´agente (saúde do trabalhador). Dalila de Fátima Corrêa, secretária de saúde de Vazante, elogiou a iniciativa do encontro de experiências exitosas. “No ano passado, estive presente no evento para aprender um pouco mais sobre o trabalho do NASF que o nosso município iria implantar. A minha equipe fez também um estágio com o NASF de Patos de Minas e hoje estamos aprimorando cada dia mais as ações e colhendo resultados positivos, inclusive temos um blog que é atualizado com frequência: www.equipenasf.webnode.com.br”.
A equipe de Carmo do Paranaíba destacou seis trabalhos: atividade física, corpo e mente, gestante, obesidade, reabilitação física e saúde mental, além de ações intersetoriais. Eles também criaram um blog onde constam as ações: www.nasfcp.blogspot.com.
Presidente Olegário ressaltou que o trabalho anti-tabagismo, a atividade aquática e os grupos de forró e terapêuticos são os projetos que mais tiveram adesão por parte da população.
Guarda-Mor conseguiu a participação dos idosos por meio de atividade física após as missas matinais (Projeto Felicidade Não Tem Idade), envolveu creches e escolas com ações de promoção e prevenção à saúde e alagou as parcerias com o CRAS e a APAE.
Lagoa Formosa, Guimarânia e Cruzeiro da Fortaleza voltaram às ações para a saúde do homem, alimentação saudável, saúde do idoso, agita mais, saúde do adolescente e ginástica laboral nas empresas.
Os integrantes dos três NASF´s de Patos de Minas explicaram sobre o Projeto Tertúlia (saúde do trabalhador para o público interno), Rodas de Terapia Comunitária e o Grupo Nuclear (encontro mensal de idosos restritos ao lar para realizarem atividades lúdicas).Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lílian Cunha