Implantação do Comitê de Defesa da Vida no Município de Mercês

Implantação do Comitê de Defesa da Vida no Município de Mercês

Aconteceu na terça-feira (6/11) no Clube Social do Município de Mercês, aconteceu a reunião de implantação do Comitê de Defesa da Vida (CDV), formado por instituições governamentais e da sociedade civil e que tem por finalidade acompanhar, avaliar e propor ações para redução da mortalidade, infantil e materna no município.

O Evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação da Gerência Regional de Saúde de Ubá, autoridades municipais e representantes da sociedade civil, com um público de aproximadamente 100 pessoas.

O Médico da Estratégica da Saúde da Família José Roberto Tucci, apresentou informações dos indicadores e a cobertura do pré-natal. “Estatísticas comprovam a redução dos óbitos fetais e infantis no município de Mercês, após a implantação dos Comitês de prevenção de óbito materno, fetal e infantil no ano de 2005. O grande desafio enfrentado é garantir o acesso de qualidade e no tempo adequado às ações de saúde à gestante e ao recém-nascido” enfatizou.

O Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, abordou sobre os processos de mobilização dos diversos atores da sociedade, na prevenção dos óbitos materno / infantil  e teceu comentários em relação ao projeto Mães de Minas. “O Mãe de Minas vem consolidar de maneira expressiva a Rede Viva Vida no Estado de Minas Gerais”, ressaltou. 

A Referência Técnica da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da GRS Ubá, Maria Célia M. Gressi frisou a importância da participação ativa da sociedade civil nas ações do Comitê em Defesa da Vida de forma a garantir o acolhimento e atenção à saúde da gestante e seu bebê e disseminar as ações em saúde que podem salvar vidas.

O Prefeito de Mercês, Roberto Antônio de Paiva, também presente no evento, comentou sobre as ações de saúde no município “As Equipes da Estratégia da Saúde da Família vêm se empenhando na redução dos óbitos e doenças e acredito que com estruturação do Comitê de Defesa da Vida proporcionará melhorias ainda mais significativas”, frisou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Francisca Xavier Cabrine, “a existência do CDV no município, facilita a integração da sociedade com as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde”, finalizou.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Lucimar Moura


Rolar para cima