Com o tema: Investindo em qualidade para cuidar bem das pessoas, a IX Conferência Municipal de Saúde de Itabirito reuniu a população, profissionais da saúde, autoridades e gestores para discutir os avanços da área da saúde no município. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na abertura da conferência realizada na última sexta-feira, 26/06, no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Itabirito.
Proporcionando para as pessoas um espaço em que vários segmentos da sociedade se reúnem para refletir o que já foi feito e o que ainda se tem a fazer na saúde, as conferências municipais oferecem um espaço para troca de experiências e elaboração de ideias para um sistema único de saúde mais humanizado e de qualidade.
Presente na conferência, a Superintendente Regional de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Gesteira Matos, parabenizou o município pela iniciativa e pelas ações já realizadas em favor da saúde. “Pensar no que já foi feito e refletir sobre o que ainda se tem para fazer contribui para os novos rumos da saúde. Entender como o Sistema Único de Saúde funciona e suas diretrizes é um dos primeiros passos para sua utilização e desenvolvimento”, afirmou.
O Secretário Municipal de Saúde de Itabirito, Wolney Oliveira, incentivou a realização das conferências municipais de saúde que, segundo ele, também são espaços de cidadania. “Discutir os rumos da saúde, estando próximo das pessoas é um diferencial para proporcionar uma saúde de qualidade. Entendendo a lógica da saúde, as pessoas têm a oportunidade de melhor utilizar e de defender o SUS”, afirmou.
Ainda na abertura do evento, a Diretora de Redes Assistenciais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Cláudia Carvalho Pequeno, apresentou as redes de atenção à saúde que têm como objetivo a organização da rede de serviços do sistema estadual de saúde. “As redes contribuem para uma melhor estruturação e atendimento dos usuários da saúde. A realização das conferências fortalecem a possibilidade de construção dessas redes, a partir da participação coletiva”, disse.
O Prefeito do município, Alexander Silva Salvador de Oliveira, também destacou a participação da população nas questões da saúde. “A maior satisfação para um gestor de um município é poder investir na saúde e contar com a aprovação da população. Isso demonstra que a saúde está no caminho certo”, afirmou.
Após o evento, a Superintendente da SRS-BH, Sônia Gesteira Matos, e o Secretário Municipal de Saúde de Itabirito, Wolney Oliveira, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos Silva. Inaugurada no ano passado a unidade reforça o atendimento para a população do município recebendo diariamente cerca de 250 pessoas por dia.
Autor: Alessandra Maximiano