Ituiutaba treina profissionais para trabalharem com o Protocolo Manchester

Ituiutaba treina profissionais para trabalharem com o Protocolo Manchester

De 26 a 30 de setembro, a Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba promove o treinamento para Ativação do Posto de Triagem do Protocolo de Manchester para unidades básicas, pronto atendimento e hospitais dos municípios que compõem essa Regional. O treinamento da Ativação do posto de triagem está acontecendo em turmas de 20 pessoas no período da manhã e tarde. A Classificação de Risco em Urgência e Emergência – Protocolo de Manchester foi instituído no Reino Unido em 1997, na atualidade está presente em doze países inclusive o Brasil, sendo Minas Gerais o primeiro estado a instituí-lo em todas as redes de atenção do SUS, com o objetivo de melhorar a demanda dos serviços de saúde, mudar a forma desfragmentada existente e formar redes de atenção de urgência e emergência.  Através de portarias, o estado repassou recursos para aquisição de postos de triagem (computadores, termômetro timpânico e oximetro de pulso) aos municípios que aderiram, ficando estes com a responsabilidade de incentivar a capacitação de médicos e enfermeiros como triadores nas instituições de saúde.

“Os profissionais médicos e enfermeiros estão trabalhando com o software utilizado para triagem dos pacientes conforme sua prioridade, essa é uma das etapas do processo da classificação de risco”, disse Valdimary de Souza Santos, referência técnica do Protocolo na Regional de Ituiutaba.Com a finalização do processo de certificação desses profissionais, a Secretaria de Saúde de Estado de Saúde de Minas Gerais espera que em breve todas as unidades da atenção primária, bem como as demais instituições, que são portas de entrada de pacientes para o SUS, estejam aptas para utilizar a classificação de risco para diminuição do tempo de espera e melhoria do fluxo do atendimento, qualificando a assistência prestada.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Márcia Espir / GRS – Ituiutaba


Rolar para cima