Na segunda-feira, 23, tiveram início as oficinas para implantação da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – Valora Minas para os municípios do Sul do estado. Participaram da abertura, superintendentes e técnicos das Unidades Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha. Além de representantes do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), secretários municipais de saúde, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e dirigentes de diversas instituições hospitalares.
A superintendente da Regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, acompanhou a abertura das oficinas diretamente da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. “Damos início hoje à construção da nova Política de Atenção Hospitalar de nossa região de saúde: a macrorregião Sul. A expectativa é muito grande, pois essa nova Política objetiva qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população. Que a nova organização das redes de atenção e a otimização da alocação de recursos gere maior valor em Saúde. Que tenhamos uma boa oficina!”
A apostila disponibilizada aos participantes enfatiza que: “A Política Valora Minas consolida as ações e Políticas de Atenção Hospitalar, de modo que os programas de repasse estadual migrarão para essa Política no módulo Valor em Saúde, que contempla hospitais de relevância microrregional, macrorregional e estadual, com notória contribuição para a resolubilidade dos territórios para os serviços de média e/ou alta complexidade hospitalar. Ademais, no escopo da Política Valora Minas também está previsto o módulo Hospitais Plataforma que contempla hospitais que não cumprem com critérios de elegibilidade do módulo ‘Valor em Saúde’, mas com identificada relevância para as Redes de Atenção nos territórios; e o módulo dedicado à Estratégia Estadual de Cirurgias Eletivas que contempla os procedimentos cirúrgicos-eletivos considerados gargalos para o SUS-MG. As oficinas territoriais possuem como objetivo discutir nas macrorregiões a aplicação das diretrizes da Política Hospitalar Valora Minas, de modo a avançar em etapa de implantação da política pela seleção dos beneficiários para o módulo Valor em Saúde e plataformas Hospitais de Transição – Tipo I e Tipo II e Hospitais de apoio à Rede de Urgência e Emergência”.
Conforme apresentado na abertura do evento, Minas Gerais tem 853 municípios, com grande heterogeneidade inter e intra regiões. O estado conta com cerca de 480 hospitais Rede SUS, que corresponde a 10% dos hospitais do país.
Para os 24 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, ainda na segunda-feira, foi realizada oficina para implantação com gestores municipais da microrregião de Alfenas/Machado. Já na terça-feira, o momento foi para discussão com os gestores municipais da microrregião de Guaxupé. Na quinta-feira, 26, os debates serão ampliados para toda a macrorregião Sul e o encerramento das oficinas será na manhã do dia 27.
Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi