Representantes de laboratórios de exames clínicos conheceram, na manhã desta segunda-feira (26), o Projeto Mães de Minas. Em reunião com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, eles receberam informações sobre essa ação do governo de Minas e foram convidados a ser parceiros do Projeto.
“O Mães de Minas visa reduzir as mortalidades infantil e materna em todo o Estado. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde precisa identificar todas as gestantes de Minas e é nesse sentido que necessitamos do apoio de vocês, que atuam nos laboratórios. Queremos que nos ajudem a identificar essas gestantes para que possamos fazer um acompanhamento de toda a gravidez”, explicou o secretário.
O secretário reforçou a importância do pré-natal para uma gestação saudável e contou que, em Minas, embora o número de consultas durante a gravidez tenha aumentado significativamente, atualmente 80 mil mulheres ainda deixam de procurar atendimento médico no decorrer da gestação. A intenção do Mães de Minas é fazer com que cada vez mais mulheres grávidas façam as consultas regularmente.
“Em Minas Gerais, nos últimos oito anos, tivemos uma redução de quase 25% no índice de mortalidade infantil. Mas, para diminuir ainda mais os óbitos de crianças e também os maternos, o pré-natal é extremamente importante”, ressaltou.
Dentre as ações previstas pelo Mães de Minas estão a identificação de 100% das mulheres grávidas, o acompanhamento e monitoramento de todas as gestantes e crianças menores de um ano de idade, bem como a garantia de uma assistência efetiva.
Para o presidente do laboratório São Marcos e representante da LabRede, Cláudio José Marques, que representa cerca de 150 laboratórios em Minas, o Projeto Mães de Minas merece total apoio por parte do segmento.“Sem dúvida, é uma iniciativa que merece nosso respeito e contribuição. Trata-se de uma ação que protege as mães, as crianças e isso traz benefícios para toda a sociedade. Queremos, sim, fazer parte e atuar também como protagonistas desse projeto”, destacou.
Projeto
Lançado no mês de agosto, o Programa Mães de Minas é um conjunto de ações de saúde voltadas para proteção e cuidado da gestante e da criança, com a atenção integral à saúde desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê. A intenção é que todas as gestantes mineiras sejam identificadas e acolhidas, utilizando de forma plena a Rede Viva Vida. Além disso, o trabalho é para que todas as crianças nasçam com dignidade e vivam com saúde.
Para a efetivação do projeto, vem sendo implantado o Sistema de Identificação da Gravidez, que utiliza como fonte de identificação de gestantes os serviços que prestam assistência à mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os centros de referência ou as unidades de urgência, tanto da rede privada, quanto da particular. Esse registro deve ter o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletadas.
O “Mães de Minas” também está conectado ao Lig Minas, uma central de atendimento sobre serviços prestados pelas instituições do Governo de Minas, como ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, com vistas ao monitoramento da mãe e bebê. O número do telefone para ligação de qualquer cidade mineira é o 155, que funciona em horário comercial e aos finais de semana com serviços restritos. Nessa fase inicial do projeto, nove municípios contam com o Call Center.
Vale destacar que governo do Estado, municípios e organizações da sociedade civil vão trabalhar em parceria no projeto, com ações integradas de saúde, educação e assistência social. A Pastoral da Criança, que conta com 90 mil voluntários em Minas, será uma das parceiras, atuando na mobilização social. O projeto conta, ainda, com a parceria do Programa Oficina de Travessias, que engloba vários outras ações do Governo do Estado que estão garantindo melhores condições de vida para as famílias mais pobres. Entre elas estão o acompanhamento pré-natal e pediátrico, a garantia do registro de nascimento e o acompanhamento do desenvolvimento da criança.
Exposição de arte do projeto ‘Mães de Minas’
Atraídos pelo objetivo do projeto – acompanhar, anualmente, 250 mil mães e os bebês até um ano de idade – artistas mineiros se inspiraram na logomarca do projeto para retratarem a maternidade. O resultado pode ser apreciado em uma mostra, que será exposta, a partir de amanhã, 27 de setembro a 11 de outubro, no interior do Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte. A abertura será no dia 27.09, segunda-feira, às 19h30 e contará com a participação do Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques. O artista plástico Luiz Sternick, curador da mostra, adianta que os artistas participantes criaram desenhos, pinturas e aquarelas. Assinam as obras Isabela Teixeira da Costa, Matheus Nava, Luciano de Sales, Virgínia de Paula, Mônica Pena, Helder Moreira, Anna Longo, Walter Navarro, Douglas Philip, Jorge Leal, Maria Luiza Torres, Rafael Sete, Paulete Verger, além do próprio Luiz Sternick.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Keila Maia