É difícil hoje passar pelo Centro Oftalmológico da Acispes e encontrá-lo vazio. Os consultórios estão em constante funcionamento, as agendas de marcação sempre cheias, assim como as salas de espera e, por vezes, algumas filas têm se tornado inevitáveis. E essa realidade pode também ser comprovada em números, como os registrados em 2013, quando o consórcio totalizou quase 110 mil procedimentos nessa especialidade, mais de 113% de aumento em relação ao ano anterior. Uma realidade que, diariamente, vem mobilizando toda a equipe do consórcio, empenhada na realização de melhorias urgentes de infraestrutura e logística para que a qualidade e humanização do atendimento não sejam comprometidas. Porém, é inegável que, de 2010, quando foi inaugurado, até hoje, o Centro Oftalmológico da Acispes só tem confirmado o propósito com que foi criado: ser uma referência para toda a região, disponibilizando todos os recursos nessa especialidade para o atendimento às demandas relacionadas à saúde dos olhos.
E são muitos os destaques nesse sentido. De consultas realizadas ao longo de 2013 foram exatamente 17.728, uma média aproximada de 1.777 por mês, sendo que nos meses de novembro e dezembro, a Acispes ultrapassou a marca de 2.100 procedimentos oferecidos aos municípios consorciados e por meio de convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora. Os atendimentos no plantão 24 horas também continuam em evidência, registrando crescimento significativo: de 4.245 em 2012 para 6.329 em 2013.
Na parte de exames, a Acispes continua exercendo seu compromisso de ser referência, seja pelas especialidades oferecidas e pelo volume de atendimentos. Procedimentos, como Tonometria, Biomicroscopia de fundo de olho e Fundoscopia totalizaram mais de 25 mil procedimentos realizados. Outros registros significativos foram de exames, como Ecobiometria, Mapeamento de retina e Ceratometria, com mais de mil procedimentos ao longo dos 12 meses de 2013. Aparentemente reduzida se comparada a outros números, mas de importância singular, a injeção intra-vítreo ofertada pela Acispes representou uma valiosa solução para os municípios consorciados. Em 2012, foram aplicadas 06 injeções e, em 2013, foram 38. “A oferta desse procedimento é muito significativa, diante do alto custo do medicamento que é utilizado nesse tipo de aplicação. Tanto que toda essa totalidade é oriunda de mandado judicial expedido às Prefeituras e que estamos conseguindo resolver de forma viável”, explicou o diretor administrativo da Acispes, Franck Miguel.
Nas cirurgias de catarata, a Acispes também apresentou resultados muito positivos: quase 100% de aumento se comparado a 2012, passando de 507 para 1.007 cirurgias realizadas em 2013. E, ao que tudo indica, esse volume deve ser ainda mais representativo em 2014. “Atualmente, as cirurgias de catarata acontecem às terças-feiras. Porém, diante da demanda, a partir de março, vamos ter mais um dia dedicado a esse tipo de procedimento: sextas-feiras”, concluiu o enfermeiro Guilherme Batista.
Autor: Sara Rodrigues