Entre os dias 4 e 9 de janeiro, a cidade de Malacacheta, região do Vale do Mucuri, que está sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, reforçará suas ações de mobilização social contra a dengue. O município receberá a Força Tarefa de combate à dengue, ação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , que é formada por agentes de endemia do município, soldados do exército, agentes da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e mobilizadores do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, empresa contra a proliferação do mosquito. Ao todo, a Força Tarefa que atuará em Malacacheta contará com cinco agentes de combate às endemias da Prefeitura e os 18 agentes da Funasa.
Hoje, dia 5, acontece, uma Reunião Intersetorial, na qual será apresentada a equipe e a proposta de trabalho, bem como as ações de combate à dengue desenvolvida no município. Amanhã, dia 6, nos períodos da manhã e da tarde, e no dia 08/01 (domingo) no período da manhã, o Dengue Móvel estará presente no município. O Dengue Móvel é um caminhão onde acontece a troca de objetos que poderia ser possíveis focos de dengue (pneus, garrafas PET, garrafas de vidro, latinhas, etc). A população é convidada a levar estes objetos ao Dengue Móvel e, em troca, recebe materiais escolares (cadernos, lápis e borrachas).
No sábado, dia 7, pela manhã, será realizado o evento “Minha Cidade sem Dengue”. O evento acontecerá na Feira Municipal e será articulada com possíveis parceiros a realização de atividades nesta data, com o objetivo de mobilizar à população de Malacacheta e sensibilizá-la para a questão do combate ao Aedes aegypti. O objetivo deste evento é dar visibilidade às iniciativas existentes no município e valorizar a riqueza cultural e social da cidade.
Programa Estadual
O Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançado no dia 17 de outubro de 2010, pelo governador Antonio Anastasia, é um conjunto inédito de ações, reunindo o esforço do Governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Ministério da Saúde, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. Entre as ações está a criação de uma Força Tarefa formada por cerca de 400 profissionais, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica, 120 agentes de saúde e voluntários. Com o conjunto de ações, Minas Gerais registrou redução de 77% do número de casos notificados de dengue. Em 2010 foram registrados 261.915 casos da doença, em 2011 caiu para 64.199.
Programação
04/01 – Chegada da equipe da Força Tarefa ao município de Malacacheta
04/01 – 14h: Reunião com Prefeitura – Secretaria Municipal de Saúde
05/01 – 14h às 16h: Reunião Intersetorial – Auditório Municipal de Malacacheta
07/01 – 8h às 12 h: Evento: Minha Cidade contra a Dengue- Feira Municipal
09/01 – 14h às 16h – Avaliação Final – Auditório Municipal de Malacacheta
09/01 – 19:30h – Retorno da equipe para Belo Horizonte
Roteiro Dengue Móvel
06/01– 8h às 11h: Em frente a UBS do Bairro Nova Esperança
06/01– 13h às 16h: Em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças e no bairro Santo Anonio, próximo ao bar Brasil
08/01 – 8h às 11h – Bairro Vila Boa Sorte, próximo ao laticínio Lacbom
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lineu Cardoso / SRS-Teofilo Otoni