Meningite: Reforço da vacinação já alcançou mais de 45,4 mil pessoas no Norte de Minas

Foto: SES-MG

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros ocupa a sexta posição entre as 28 unidades regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no avanço das ações de reforço da vacinação de parte da população contra a meningite. Os trabalhos foram iniciados em novembro do ano passado e, conforme levantamento realizado pela SES-MG, até o dia 7 de fevereiro já foram aplicadas 27.564 doses de imunizantes em 54 municípios da área de atuação da SRS. Os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) são adolescentes e jovens adultos com idade entre 16 e 30 anos; estudantes universitários; trabalhadores de instituições de ensino superior e profissionais da saúde.

Contemplando 86 municípios da macrorregião de saúde Norte, integrantes das áreas de atuação da SRS Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora, o reforço da vacinação contra a meningite já alcançou 45.414 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 33.359 adolescentes e jovens adultos; 5.912 trabalhadores da saúde; 3.535 estudantes universitários e 2.608 profissionais que atuam em instituições de ensino superior.

Nos 853 municípios mineiros, dados da SES-MG apontam que o reforço da vacinação contra a meningite já contemplou 655.280 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 394.114 adolescentes e adultos jovens; 123.187 trabalhadores da saúde; 77.014 universitários e 60.965 trabalhadores de instituições de ensino de nível superior.

“Com o reinício das aulas nas faculdades e universidades, além do retorno ao trabalho de profissionais de saúde que estavam de férias no final de 2022 e início de 2023, a tendência é de que haja aumento do número de universitários e de trabalhadores de saúde e da educação vacinados contra a meningite. À medida em que os municípios avançarem na implementação da campanha, havendo necessidade de reposição de estoques de vacinas a SES-MG providenciará o atendimento das demandas”, explica a referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido.

Desde outubro do ano passado a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros repassou 97.650 doses de vacinas contra a meningite para 54 municípios. Além do reforço da vacinação de públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, os imunizantes também são utilizados na vacinação de rotina da população, conforme definido pelo Calendário Nacional de Vacinação.

 

Crianças

Nesse contexto, a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes reforça a necessidade dos pais providenciarem a vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite. Os recém-nascidos devem ser vacinados aos 3 meses e 5 meses de idade, com intervalo de 60 dias. Além disso, os pais devem procurar as unidades de saúde quando a criança completar 1 ano para aplicação da terceira dose. Outra dose de reforço deve ser aplicada aos 4 anos.

Com relação aos adolescentes, a coordenadora explica que em setembro do ano passado o Ministério da Saúde decidiu ampliar, temporariamente, a oferta de vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos que ainda não foram vacinados. A vacina está disponível no Calendário Nacional de Vacinação de adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 está com o público ampliado para a faixa etária de 13 e 14 anos.“O objetivo é reduzir o número de portadores da bactéria na nasofaringe. A recomendação é uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal de cada adolescente”, explica Agna Menezes.

A coordenadora também observa que para o alcance de maior cobertura vacinal da população contra a meningite, é importante que os municípios intensifiquem a busca ativa dos públicos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Uma das alternativas é a expansão do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, seja no período noturno e também nos finais de semana.

 

A doença

A meningite é uma síndrome transmitida durante todo o ano, através das vias respiratórias, entre pessoas de todas as idades. Em geral, o quadro clínico é grave e pode levar o paciente a óbito. O sorogrupo do meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em 2022 o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), administrado pelo Ministério da Saúde, apontou que na área de atuação da SRS Montes Claros foram notificados 15 casos de meningite. Desse total, sete casos foram notificados em Montes Claros e os demais foram registrados em Claro dos Poções, Coração de Jesus, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Ainda em 2022 o Sinan registrou a ocorrência de três óbitos ocasionados por meningite na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde. Os casos foram notificados em Montes Claros, Rio Pardo de Minas e Rubelita.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima