Meningite

Em relação ao surto de meningite em Ouro Branco, a Secretaria de Estado de Saúde informa que: 

  •  Em 2011 foram notificados em Minas Gerais, até o momento, 844 casos de meningite, sendo que 123 evoluíram para o óbito.  
  •  Destes casos de meningite, 119 foram notificados como doença meningocócica* (mesmo tipo de meningite que provocou o surto em Ouro Branco) e 25 evoluíram para o óbito. *A doença meningocócica (DM) é a meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Cerca de 10% a 30% da população é portadora assintomática do meningococo na nasofaringe, com variação entre as faixas etárias. Fatores como a virulência da cepa bacteriana, o estado imunológico do indivíduo, a existência de aglomerados populacionais e fatores ambientais, como poluição do ar e condições climáticas podem desencadear a doença.

Dados de Ouro Branco

  •  De janeiro a outubro de 2011 foram registrados 11 casos de meningite meningocócica em Ouro Branco.  Sendo que 05 (cinco) ocorreram até agosto e os outros 6 casos em outubro.

Obs.: Dos casos confirmados em outubro: 5 (cinco) são de  trabalhadores que estavam no alojamento da Paranasa, sendo que 01 (um) evoluiu para o óbito. O 6º caso é morador do município de Ouro Branco.

  •  Número de óbitos  em 2011: 03 (três):

– 02 (dois) de janeiro a agosto/2011- 01 (um) em outubro/2011

  • Destes 11 casos, em 9 foi possível identificar a bactéria causadora (Neisséria Meningitides C).

– 09 (nove) casos identificados por laboratório- 02 (dois) casos sem identificação do sorogrupo

  •  Todas as providências para contenção de novos casos estão sendo tomadas: Orientações quanto às medidas de prevenção e precaução de doenças de transmissão respiratória estão sendo divulgadas para a população e os profissionais de saúde da região estão sendo sensibilizados quanto aos sinais e sintomas da doença. 
  •  Estão sendo realizadas coleta de amostras para realização de exames, notificação imediata e início de tratamento e bloqueio vacinal para a população na faixa etária de 4 a menores 30 anos, por se tratar da população de maior risco para adoecimento, e por não ter sido encontrado nenhum caso em maior de 30 anos, na região no período analisado.

Vacinação

  •  Começou na segunda-feira, 24/10, a vacinação dos moradores, estudantes e funcionários alojados de empresas na área da Gerdau, de acordo com os seguintes critérios:-População do município: em todas as Unidades Básicas de Saúde para as pessoas cadastradas nas mesmas, apresentando documento pessoal com foto;-Alunos, Servidores e Funcionários Terceirizados da UFSJ: no Campus Alto Paraopeba, apresentando a Carteira de Estudante ou o crachá funcional;-Alojados das Empresas: na área da Gerdau, apresentando o crachá funcional.- De acordo com a prefeitura de Ouro Branco, foram vacinadas na terça-feira, 2º dia da vacinação: 3.359 pessoas, sendo 352 na zona rural. Nesses dois dias de vacinação, foram vacinadas 5.868 pessoas no total. – Serão distribuídas 400 doses por dia, por Unidade Básica de Saúde;- A Secretaria Municipal de Saúde definiu que haverá vacinação no sábado dia 29/10/2011 no horário de 08h as 16h. Não haverá vacinação no dia 02/11/2011 (feriado de Finados).- Haverá vacinação dia 28 de outubro, sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (Dia do Servidor Público), no horário de 8h às 16h.
  •  Conforme dados do município, dentre os casos avaliados como suspeitos, apenas 5 pessoas permanecem internadas, sendo 3 na FOB e 2 no Hospital Raimundo Campos e continuam com seu quadro clínico evoluindo positivamente.

Informações da doença

  •  A Meningite ocorre o ano todo, de forma endêmica, sendo causada por vários agentes causadores (etiológicos): Bactérias, Vírus, Fungos e Parasitas. A incidência é diferente nas diversas regiões e municípios de Minas Gerais. O controle das meningites é realizado através de uma vigilância constante, executada pelas Vigilâncias Epidemiológica envolvendo as Secretarias Municipais, Estaduais e Ministério de Saúde, devido à transmissibilidade, patogenicidade e potencial de causar epidemias. 
  •  Do ponto de vista da saúde pública, os agentes etiológicos da meningite mais importantes são as bactérias e os vírus, devido à magnitude de ocorrência e potencial de produzir surtos. 
  •  Entre as meningites bacterianas, destacam-se as causadas pela Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Haemophilus influenzae, e Mycobacterium tuberculosis.
  •  Em geral a transmissão dos agentes bacterianos é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, colega de dormitório ou alojamento) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente. Indivíduos de qualquer idade são suscetíveis às meningites, entretanto, o grupo etário de maior risco para adoecimento é o de crianças menores de cinco anos

Vacinação

  •  Moradores de Ouro Branco, na região Central do Estado, que estejam na faixa etária de 04 a 30 anos e a vacinação se estenderá até o dia 04 de novembro.
  •  Estudos epidemiológicos comprovam que a meningite é mais comum em crianças, porém como ocorreu esse surto localizado em Ouro Branco, será executado um bloqueio vacinal mais ampliado, melhorando a imunidade da população com a vacina.
  •  Todas as medidas necessárias já foram tomadas: quimioprofilaxia (bloqueio por antibiótico quando se identifica a bactéria circulante ou restrita a um universo territorial) nos dias 14 e 15 de outubro em 1200 trabalhadores. 
  •  Minas Gerais foi o primeiro estado do país a introduzir a vacina contra meningite C. Desde então, a vacina é aplicada em toda a rede pública do estado em crianças menores de 2 anos (entre três a 23 meses). Portanto, atualmente, as crianças de até 4 anos já estão imunizadas.
  •  Serão disponibilizadas até 22 mil doses da vacina produzidas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Indicação da vacina

  •  Como Congonhas e Conselheiro Lafaiete estão próximas de Ouro Branco é compreensível que a população se preocupe com a vacinação nestes municípios também. Mas não há nenhuma indicação para vacinação nestes dois municípios. Congonhas teve apenas um caso confirmado de meningite neste ano e Lafaiete não teve nenhum até o momento. Lá permanece o calendário normal da vacinação, que tem como público- alvo as crianças menores de 2 anos;
  •  É importante ressaltar que as pessoas não devem se automedicar. Caso surjam alguns dos seguintes sintomas)*, devem procurar assistência médica;

*sintomas: em adultos: febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, mal-estar geral, extremidades frias e prostração, podendo ocorrer convulsões, rigidez da nuca, sinais neurológicos de irritação nas meninges; nos bebês, principalmente nos menores de 9 meses, as manifestações podem ser inespecíficas (sem rigidez na nuca, apresentando-se) com: febre, prostração, irritabilidade, choro excessivo, vômitos, recusa alimentar, abaulamento das fontanelas (“moleiras”) e convulsões. 

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jornalismo SES


Rolar para cima