A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta sexta-feira (02/12), o III Seminário Estadual de Capacitação Gerencial nas Ações de Controle do Câncer da Mulher, no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O evento faz parte do Programa Viva Mulher do Ministério da Saúde e contou com a presença de referências técnicas e gestores de 63 municípios das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Montes Claros e Pedra Azul.
Segundo o coordenador estadual do Programa Viva Mulher, Sérgio Bicalho, o objetivo do seminário é incrementar ações de prevenção do câncer de colo de útero e de mama, dando a possibilidade para que os gestores apresentem as dificuldades enfrentadas em seus municípios. “É muito importante sensibilizar os profissionais em relação aos meios e instrumentos que o Estado disponibiliza para a prevenção do câncer na mulher”, completa.
Durante o evento, os gestores apresentaram os resultados das estratégias de prevenção, além de expor as dificuldades enfrentadas. A gestora do município de Jequitinhonha, Stela Rosa Machado, aponta a resistência das pacientes em realizar os exames como a principal dificuldade. “Tudo o que foi discutido no seminário vai facilitar nosso trabalho junto às pacientes, possibilitando uma atuação mais estratégica”, ressalta. O auditório da ESP-MG recebeu as duas outras edições do seminário, em agosto e novembro.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Letícia Orlandi / ASCOM – ESP MG