Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os prejuízos causados pelo tabaco e da importância de substituí-lo por hábitos saudáveis como a prática de atividade física e de uma boa alimentação, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou na sexta, dia 28 de agosto, a maratona Festicap 2015, com o tema “Venha fazer parte desta corrida no combate ao tabaco”. O evento foi realizado em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é comemorado no dia 29 de agosto.
O educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Cachoeira de Pajeú, Daniel Mendes, explicou que o evento teve início há 15 dias com inscrições dos corredores nas seguintes categorias: principal masculino (acima 17 anos), terceira idade (60 anos ou mais) e escolar (10 à 13 anos / 14 à 16 anos), sendo que os três primeiros lugares de cada categoria ganharam troféus e os campeões da principal, que teve um percurso de 9km, receberam quantia em dinheiro. “Vale a pena promover ações voltadas para o combate ao uso do tabaco, pois com este evento de promoção de saúde, incentivamos a população a prática de atividade física, bons hábitos alimentares e socialização. Estes são fortes instrumentos em busca da longevidade e os exemplos dados pela terceira idade e escolares reforçam isso”.
A Secretária Municipal de Saúde, Neile Lima, reforçou que a promoção em saúde pode transformar a vida das pessoas e, por isso, o município vem buscando realizar ações que visem promover o bem estar dos indivíduos, em um trabalho onde a atenção primária desempenha um papel primordial. Dona Lindaura foi uma das participantes da categoria da terceira idade. Com bom humor, ela comemorou na linha de chegada. “Fiquei em segundo lugar, mas com ações como essas acredito que minha saúde está em primeiro. Até empolguei na chegada. Estava vindo caminhando, mas quando vi todos esperando e gritando, comecei a correr”, divertiu-se ao lembrar o momento.
Já na cidade de Pedra Azul, o foco no evento foi nas ações educativas. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram palestras sobre o tema tabagismo durante a semana. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alegria e Conceição foram apresentadas as consequências que o fumo pode trazer tanto para o fumante passivo quanto para o ativo, dando ênfase às pessoas que fumam na gestação. A população também recebeu orientações sobre saúde bucal, e a importância de procurarem o profissional de saúde bucal na unidade caso haja alguma anormalidade na mucosa, lábios e língua para uma avaliação e um diagnostico precoce. Já a ESF Central I realizou um evento em parceria com a equipe de zumba para promover uma aula de atividade física. Por sua vez, a equipe ESF Central II realizou panfletagem e aferição de pressão arterial e glicemia capilar na feira local. A Coordenadora Municipal de Atenção Primária, Fernanda Botelho, ressaltou que os profissionais de saúde têm realizado um trabalho que visa, não somente repassar informações sobre prevenção, mas também, através de grupos de ajuda com equipe multiprofissional, oferecer ajuda para o tratamento dos dependentes químicos.
Na Regional de Pedra Azul, o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde vem acompanhando as ações realizadas nos municípios e destacado que é preocupante a iniciação ou continuidade do fumo, já que o tabagismo está associado ao desenvolvimento de câncer de boca, câncer de pulmão, doenças do coração, bronquite e enfisema, derrame cerebral e doenças infectocontagiosas, dentre elas a tuberculose.
Autor: Allan Campos