Para auxiliar as futuras mamães compreenderem o que é o pré-natal e realizarem um acompanhamento adequado na Rede SUS, a Regional de Saúde de Ubá distribuiu 5.670 Cadernetas da Gestante, atualizada pelo Ministério da Saúde (MS) no ano passado.
O conteúdo traz orientações detalhadas sobre como será o acompanhamento pré-natal, exames que a gestante precisará fazer, cuidados na gestação, sinais de trabalho de parto, parto humanizado e cuidados com o puerpério e amamentação.
A distribuição aos 31 municípios jurisdicionados foi realizada no início deste mês (8/3), aproveitando a vinda dos representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS’s) que compareceram à sede da regional para buscar as doses de vacina contra a covid-19.
A Coordenação Materno Infantil/SES-MG informou que usou os dados do SINASC 2018 para fazer os cálculos de distribuição. Foram direcionadas à Regional de Ubá, além das cadernetas, mais 6 mil fichas de pré-natal.
“São materiais que trazem informações relevantes, como os direitos antes e depois do parto e até como tirar a certidão de nascimento do bebê. A caderneta também será utilizada pelo médico, que anotará os dados do pré-natal e acreditamos que será mais uma ferramenta para fortalecer o trabalho de garantir partos e bebês saudáveis em nossa região”, contou a referência técnica em saúde materno infantil da Regional, Marcela Azevedo.
Autor: Keila Lima