Municípios da Zona da Mata contam com novos técnicos no SUS

Crédito: Silvia Amâncio

Na última sexta-feira (24), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizou a formatura da turma do curso de Técnico em Vigilância em Saúde (TVS), em Manhumirim, na Zona da Mata.

A atividade contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde de vários municípios da região, além de familiares dos formandos, docentes e de parte da equipe da Escola, referência técnica do curso.

Ao todo, 27 alunos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Divino, Durandé, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhumirim, Martins Soares, Mutum, Pedra Dourada, Pocrane, Reduto, Santa Margarida e Santana do Manhuaçu, foram qualificados.

Alice Massote, referência técnica do curso e representante da ESP-MG, parabenizou os formandos dizendo das dificuldades em todo o percurso, mas a felicidade de concluir mais uma capacitação. “Sabemos das dificuldades, dos esforços e desafios pessoais de cada um para conseguir finalizar o curso. Do tempo de deslocamento dos municípios até a sala de aula à compreensão dos familiares, hoje é dia de agradecer”, comemorou.

A docente local Claudia Aarestrup reforçou a importância da Escola na formação e qualificação no SUS em Minas Geras, sendo o caminho para a melhoria dos serviços na saúde pública. “Há anos trabalho como docente dos cursos da ESP-MG e a excelência e qualidade na formação os diferenciais, sendo sinônimo de qualidade”, destacou.

Reforço na saúde pública

O novo técnico Bruno Cabral de Souza, de Mutum, comemorou sua nova qualificação e destacou a importância do curso para seu futuro profissional e também para sua atuação no serviço de saúde. “Sinto que estou mais preparado para o serviço, a formação nos qualifica para atender melhor o usuário do SUS, o que é essencial para a melhoria do sistema”, disse.

A secretaria municipal de saúde de Espera Feliz e representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-MG), da Regional de Manhumirim, Rúbia Cabral falou da importância de ter trabalhadores capacitados para modernizar e otimizar os serviços de vigilância em saúde dos municípios. “Melhora os resultados e o atendimento aos usuários do SUS, em especial no controle de doenças, já que podemos unificar a vigilância em saúde, com os trabalhos da epidemiologia, vigilância sanitária e meio ambiente. É um avanço para a saúde pública da região da Zona da Mata, que só a ESP-MG pode oferecer no estado”, afirmou.  

O curso

O curso é uma oferta do Ministério da Saúde, que destinou recursos financeiros para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), sendo a ESP-MG executora das ações, que tem como objetivo habilitar profissionais de nível técnico em Vigilância em Saúde para atuar no SUS, que sejam capazes de atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo e da comunidade/coletividade.

Depois de formados, os profissionais irão contribuir para a melhoria da assistência prestada pelos serviços públicos, reduzindo riscos e agravos que afetam a saúde da população, promovendo melhoria da qualidade de vida e fomentando a coesão dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia.

Dados

Desde 2015, três turmas concluíram suas atividades, totalizando 82 trabalhadores qualificados em 37 municípios mineiros.

Confira as fotos: https://goo.gl/St9KsU.

Autor: Sílvia Amâncio

Rolar para cima