Municípios do centro-Oeste recebem Força Tarefa de Combate a dengue

Imagem

Nos dias 23 e 24 de maio, a população dos municípios de Itaúna, Pitangui e Luz, que ficam no Centro-Oeste do Estado, participaram da troca de materiais inservíveis (latas, garrafas Pets e pneus) por cadernos, lápis e borrachas. A Ação faz parte do Programa Estadual de Controle da Dengue e é realizada desde 2010 em municípios que apresentem um grande índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e alta taxa de notificação de casos.

Para chamar à população a participar do combate ao mosquito transmissor da dengue foram realizadas Blitz educativas, panfletagens no comércio, divulgação nas rádios e visitas nas escolas. A dona de casa e mãe de Micaela Vitória Oliveira Lopes, 8 anos, Franscisleia Helena de Oliveira aprova a iniciativa e cobra mais empenho da população.

“É uma atitude muito importante para incentivar a população a combater a dengue. As pessoas não dão muita importância e depois lotam os postos e os hospitais por falta de ajuda aos agentes e depois reclamam que os hospitais estão lotados e contribuem para mais casos de dengue”, argumenta a mãe de Micaela.

Flávia Gabriela de Faria, 8 anos, pretende ajudar os colegas da escola. “Eu vou dar para os colegas que não tem material porque temos que ajudar quem não tem”, lembra a garota que acordou o pai, Odilon Marcos de Faria, às 5 horas da manhã para ajudá-la a recolher os materiais inservíveis nas casas dos parentes.

A educadora em saúde, Marta Santos, ressaltou que “é necessário o empenho de toda a população para retirar os reservatórios que acumulem água e podem contribuir para proliferação do mosquito transmissor da dengue”.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima