Nova base do SAMU é inaugurada no município de Conceição do Mato Dentro

Foto: Ricardo Maciel

A superintendente da regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve presente na solenidade de inauguração da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que ocorreu na última sexta-feira, 11 de novembro, no município de Conceição do Mato Dentro.

Também participaram da cerimônia o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira; a vice-prefeita, Ivete Ottoni Santa Bárbara de Abreu; a coordenadora geral do SAMU/Macro Nordeste Jequitinhonha, Elaine Souza Guedes; o Secretário de Saúde de Conceição do Mato Dentro, Geraldo Magela Minelli; a ex-secretária de saúde, Marizélia Ferreira Radicchi; além da equipe do SAMU e autoridades do município e da região.

O SAMU constitui um dos principais pilares da Rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais. Ele é essencial no atendimento primário às urgências de forma resolutiva, eficaz e segura, evitando a evolução de quadros graves, inclusive aqueles de situações evitáveis e que poderiam levar ao óbito do paciente. O SAMU representa uma importante porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), por receber diversas demandas emergenciais e prestar o atendimento inicial à saúde do usuário.

 

Número provisório

“Aqui em Conceição do Mato Dentro vamos funcionar com a equipe básica, com técnicos de enfermagem e condutores socorristas, profissionais altamente capacitados para o atendimento pré-hospitalar”, disse a coordenadora do SAMU/Macro Nordeste Jequitinhonha, Elaine Souza Guedes. “Devido a um problema que estamos enfrentando com a operadora OI, o 192 nessa região não está ativo por enquanto. Portanto, o número que o cidadão deverá recorrer, provisoriamente, é o (38) 3016-2482. Esse número vai chamar o SAMU em Montes Claros, que vai fazer o direcionamento para Teófilo Otoni, nossa central de regulação do SAMU/ Macro Nordeste Jequitinhonha”, explicou a coordenadora.

 

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima