SES intensifica ações no mês mundial de combate ao câncer de próstata
Para o poeta Manoel de Barros o azul simboliza o céu, a água e o infinito. Para os estudiosos cromáticos, a cor azul se relaciona com tranquilidade, confiança e meditação. Para a realeza o sangue tem que ser azul, mas para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o azul é parte de uma importante campanha de promoção à saúde do homem.
Com o slogan “homem que não se cuida é feito carro sem freio”, a campanha Novembro Azul visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino.
Para mobilizar esse público e fazer com que ele procure o médico no mínimo uma vez ao ano, várias ações estão sendo realizadas durante o mês, com o apoio de importantes parceiros. Materiais informativos, adesivos e cartazes foram distribuídos para diversos estabelecimentos. Um deles foi o Mercado Central que chega a receber 30 mil pessoas por dia durante a semana e 50 mil a cada dia do final de semana. A ação no centro comercial teve início no dia 8 de novembro e também foi feita com os lojistas e distribuidores. De acordo com informações do próprio estabelecimento, são cerca de 450 lojas de segmentos variados, cada uma delas com cerca de 3 a 4 comerciantes.
Um dos participantes deste movimento de conscientização foi o comerciante Antônio Amorim de Souza, de 57 anos. Proprietário do “Limonada Mercado Central”, desde 1965, ele contou ter passado por uma cirurgia de sucesso há pouco tempo. “Fiz uma consulta de rotina e o médico detectou uma alteração da próstata. No dia 6 de agosto deste ano fiz a cirurgia e voltei a trabalhar há uma semana. Estou muito melhor agora e já voltei à vida normal”, contou. Ele ainda ressaltou a importância de campanhas como o Novembro Azul para alertarem aos homens sobre os cuidados com a saúde. “Os homens procuram o médico geralmente só quando estão doentes. É preciso incentivá-los a fazer exames periódicos”, completou.
O aposentado Artur Rosas, de 60 anos, contou que já fez o exame do câncer de próstata este ano e incentivou os amigos a fazerem o mesmo. Residente em Feira de Santana, na Bahia, ele visitou o Mercado Central para fazer compras e recebeu o material informativo da SES da campanha Novembro Azul. “Um dos meus amigos bancários teve o câncer de próstata e, por isso, sempre alerto a todos sobre a importância do exame. Desde os 40 anos que eu faço. É menos de 10 segundos e não dói nada. Os homens precisam se cuidar e este é um procedimento que precisa ser feito”, aconselhou.
Profissionais do volante
Outro importante parceiro engajado nesta mobilização foi o Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais. O SINCAVIR-MG representa certa de 12 mil taxistas só na capital mineira. Segundo a entidade, 95% da categoria é composta pelo público masculino e, deste número, 60% estão na faixa etária da campanha.
O diretor-presidente do Sindicato, Ricardo Luiz Faedda, foi um dos padrinhos da campanha promovida pela SES-MG e comentou sobre essa promoção da saúde do homem no Estado: “A entidade sempre participa de ações como esta justamente para despertar a atenção do taxista e dos passageiros para o cuidado com a saúde. Durante toda a semana, o SINCAVIR disponibiliza um clínico-geral para os taxistas e familiares consultarem, mas, a partir de 1º de dezembro, o Sindicato passará a oferecer um médico urologista na sede da instituição. Ele irá atender os sindicalizados toda quarta-feira”.
A mobilização feita na instituição contou com afixação de cartazes nas duas recepções, tesouraria e consultório médico da entidade. Adesivos também foram colados nas dependências do Sindicato, materiais informativos distribuídos para os taxistas sindicalizados e reportagens sobre o Novembro Azul divulgados no site e no jornal institucional da entidade. Clézio Zacarias Rosa foi um dos taxistas mobilizados pelo Sindicato dos Taxistas. Há 27 anos como taxista, ele contou que adquiriu o hábito de ir ao médico com frequência depois dos 40 anos. “Temos que ter esse cuidado. Faço todos os anos os exames necessários e tenho tranquilidade em saber que está tudo tranquilo”, disse.
Central de abastecimento
Comerciantes, produtores e compradores também foram mobilizados em uma das principais Ceasas do estado. Nos dias 7 e 8 de novembro a compra de frutas, legumes, verduras foi acompanhada da promoção à saúde do homem. Cerca de 3 mil homens receberam o material informativo da SES-MG no Mercado Livre Produtor Hortifruti, do Ceasa de Contagem.
De acordo com o responsável pelo Comitê de Responsabilidade do Ceasa, Celso Eustáquio de Souza, foi muito positivo o envolvimento de todos na ação. “Percebi muito interesse das pessoas nesta campanha. Muitos homens que frequentam o Ceasa são do interior e tiveram muito interesse em se informar mais”, completou.
No Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em Minas, é a neoplasia de maior mortalidade entre os homens. Para 2014 são esperados 68 mil novos casos de câncer de próstata no País. Em Minas, a expectativa é de 7.990 novos casos.
Autor: Alexandre Dutra