Outubro Rosa

Outubro Rosa

Em campanha na busca da redução da mortalidade em mulheres entre 45 e 69 anos no combate e prevenção do câncer de mama em Minas, a Secretaria Estadual de Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia-MG, através do Programa Viva Vida, trouxeram para Santa Luzia o Mamógrafo Móvel.

O consultório montado no interior de um caminhão, recebeu durante dois dias, 100 pacientes de Santa Luzia que se cadastraram para realizar o exame de prevenção. A unidade móvel esteve na Praça da Juventude, no Conjunto Cristina, na região do São Benedito. Ao todo, 20 profissionais das secretarias do Estado e do município estiveram envolvidos na ação.

Antes da realização do exame, as pacientes passaram por uma breve entrevista para coleta de dados, realizando um levantamento sobre o histórico familiar da doença, hábitos alimentares e frequência de atividades físicas. Célia Maria Porto de Abreu Valadão, 56 anos, moradora do bairro Baronesa foi uma das pacientes que realizou o exame. “Há pelo menos um mês detectei um pequeno caroço em minha mama. Na minha família o número de pessoas que morreram de câncer é alto”. Já a moradora do bairro Cristina, Elza Inocêncio Machado dos Santos de 59 anos, afirma que vale a pena prevenir. “Faço tratamento de prevenção todos os anos. Nós mulheres não devemos nos descuidar”, diz a paciente.

A Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Soares da Silva, disse que a conscientização é importante. “Quanto mais rápido for detectada a doença, as chances de cura são bastante elevadas”. De acordo com a Superintendente de Políticas Públicas de Saúde de Santa Luzia, Lídia Patrícia Morais Melo, a passagem do Mamógrafo Móvel representa um enorme ganho para o município. “Mais uma vez o recebemos a atenção das propostas de melhoria da saúde fomentadas pela Secretaria Estadual, promovendo a visibilidade das ações para a prevenção do câncer”, afirma. O trabalho preventivo feito pela Atenção Primária como elo da mulher com a comunidade e o Centro Viva Vida do município, realizando consultas especializadas e complementares, já atenderam, em média, até agosto deste ano, mais de 700 pessoas.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: ACS Santa Luzia


Rolar para cima