Em celebração ao Dia Nacional de Humanização, comemorado hoje, 29/11, a Assessoria de Normalização de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu uma palestra sobre a gestão e o apoio institucional no contexto da Política Nacional de Humanização (PNH).
Voltada para as equipes de humanização das regionais, bem como dos municípios, conselhos de saúde e hospitais participantes do Programa de Fortalecimento dos Hospitais em Minas (Pro-hosp), a palestra foi ministrada pelo médico sanitarista e consultor do Ministério da Saúde, Serafim Santos Filho.
Durante sua exposição, o consultor ressaltou a importância da PNH como lugar privilegiado para discutir a gestão da saúde de uma forma ampla. “A gestão é feita mais centrada nas normas e procedimentos para controle do trabalho, numa perspectiva muito restrita de eficiência, num determinado tipo de racionalidade, de um tipo de finalidade. A PNH veio para transformar isso”, analisa.
Para ele, “a humanização não pode deter-se na intenção, ela deve ser aproveitada para induzir mudanças nas relações institucionais. É impossível mudar as práticas de saúde sem mudar a nós mesmos. Estar na gestão é um desafio para não cristalizarmos conceitos já ultrapassados”, afirma.
Desde o ano 2000, Minas está inserida no contexto da humanização da saúde. Para a referência em humanização da SES-MG, Rosa Maria dos Santos, o dia 29 de novembro é um dia de mobilização. “Comemorar a data é uma forma de articular a Política no Estado e, consequentemente, fortalecer o SUS”, afirma.
A palestra foi transmitida via vídeo-conferência para as Superintendências e Gerências Regionais de Saúde do Estado e contou com a presença de representantes da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Faculdade de Ciências Médicas, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Hospital das Clínicas, Hospital João XXIII, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Betim, além de representantes da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG e ex-funcionários.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Silvâne Vieira