A Gerência Regional de Saúde de Pirapora participou na última terça-feira, dia 05/05/2020, da reunião extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco – CISMESF, realizada no município sede, cujo objetivo foi discutir as ações da microrregião no enfrentamento a Covid-19 e o alinhamento dos decretos municipais da microrregião de Pirapora.
Estiveram presentes os representantes do CISMESF, prefeitos dos municípios integrantes da microrregião, assessores jurídicos, secretários municipais de saúde, técnicos da Regional e o Ministério Público.
A convite do CISMESF, a Gerente Regional de Saúde, Adriana Kátia Emiliano Souza, apresentou aos presentes o cenário epidemiológico e assistencial da microrregião de saúde, visando norteá-los sobre a questão de flexibilização das medidas de isolamento social.
Adriana disse que “até o momento a Microrregião de Saúde de Pirapora composta pelos municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma, não possui a capacidade ampliada necessária e disponível para atender à demanda dos casos de COVID-19, caso houvesse um pico nos próximos dias”, esclareceu Adriana.
Ainda, foi informado que o programa aborda uma retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos e por meio de monitoramento constante dos indicadores de capacidade assistencial e de propagação do vírus na região. Sendo que as decisões locais deverão levar em consideração a realidade da macrorregião de saúde, visto que tais decisões impactam nos municípios vizinhos sendo necessário um alinhamento regionalizado.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária, Carla Denise Evangelista Gomes, complementou a apresentação esclarecendo aos gestores sobre a setorização das atividades econômicas em ondas, que foram estabelecidas conforme matriz de risco definida no programa Minas consciente, que está disponível no site da SES.
Autor: Lillian Morais Silva Tararam