Um dos assuntos tratados durante sexta reunião online do Comitê Macrorregional Covid-19 Nordeste, ocorrida na última quarta-feira (13/5) foi o programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. Segundo Leonardo Alves Pereira, técnico do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS T.Otoni), o programa visa a flexibilização das medidas de isolamento social nos municípios, permitindo a retomada gradual, progressiva e regionalizada das atividades, embasada em critérios e dados epidemiológicos e econômicos.
O plano divide as atividades econômicas em quatro “ondas”: onda verde (serviços essenciais), onda branca (atividades de baixo risco de contaminação), onda amarela (médio risco) e onda vermelha (alto risco). Essas ondas são alteradas de forma progressiva, considerando a capacidade assistencial e a evolução da Covid-19 em cada Macrorregião.
Após analise do Comitê Extraordinário Covid-19, a Macrorregião Nordeste foi transferida da onda verde para a onda branca. “Além das atividades essenciais que já estavam em funcionamento foram autorizadas a liberação das atividades que apresentam baixo risco de contaminação”, afirma Leonardo.
Na reunião, foram apresentados os Boletins Epidemiológicos. De acordo com a SRS de T.Otoni, até o dia de ontem foram confirmados 61 casos da Covid-19 e quatro óbitos em decorrência da doença em seu território de abrangência. Já o Boletim apresentado pela Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, até a data de ontem, foram confirmados 10 casos para a Covid-19 e dois óbitos em decorrência da doença. A faixa etária mais atingida nas duas Regiões de Saúde é entre 30 e 39 anos de idade.
A taxa de ocupação dos leitos reservados para pacientes com Covid-19 também foi assunto na reunião. Em Teófilo Otoni, cidade sede da Macrorregião Nordeste, 11 pacientes estão internados com Covid-19, três estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em leitos clínicos. Desses onze pacientes, sete são residentes de Teófilo Otoni e quatro são de municípios vizinhos.
No final da reunião, o secretário municipal de Itaobim anunciou o empréstimo de dois respiradores para o Hospital Bom Samaritano, em Teófilo Otoni. “O empréstimo desses aparelhos não irá desassistir a nossa microrregião”, afirma o secretário. “Num momento como esse, temos que somar esforços para melhorar a condição assistencial de nossa região”, complementa Ivan José Santana Figueira, Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni.
Autor: Déborah Ramos Goecking