Com o objetivo de ampliar o acesso à prevenção do HIV, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está intensificando, junto às secretarias municipais de saúde do Norte de Minas, a implementação do projeto Amplia PrEP. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), disponibiliza, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) Ampliado de Montes Claros, o atendimento via teleconsulta para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.
A PrEP consiste na utilização de medicamentos por pessoas que não vivem com HIV, mas que têm maior vulnerabilidade ao vírus, como forma de prevenção. O HIV ataca o sistema imunológico e é transmitido principalmente por relações sexuais sem proteção, compartilhamento de agulhas contaminadas e da mãe para o filho durante a gestação, o parto e a amamentação.
Desde de terça-feira (17/6), a SRS Montes Claros iniciou uma série de videoconferências com coordenadores municipais da atenção primária e da vigilância epidemiológica, com o objetivo de orientar os gestores locais sobre o funcionamento da nova oferta. A ação busca fortalecer a prevenção entre grupos prioritários como jovens a partir dos 15 anos, gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans, travestis, profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade, usuários de álcool e outras drogas, além de qualquer pessoa que seja elegível para o uso da profilaxia.
A referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Helen Regina Pinheiro Rodrigues, destaca a relevância da iniciativa. “Com a introdução de novas tecnologias, como a teleconsulta da PrEP, os serviços de atenção primária ganham um importante instrumento de prevenção e promoção da saúde. Essa implantação no Norte de Minas é inovadora e pode ser replicada em outras regiões do estado”, afirmou.
O projeto conta com a parceria do Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da Aids (GRAPPA) e do Movimento LGBT dos Gerais. Segundo Helen, além de ampliar o acesso, a teleconsulta permite um atendimento mais ágil, individualizado e sigiloso. A medida também contribui para o alcance das metas globais de combate ao HIV até 2030: diagnóstico de 95% das pessoas com o vírus, tratamento de 95% dos casos diagnosticados e supressão viral em 95% dos pacientes em tratamento.
Durante a videoconferência, a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressaltou o papel estratégico dos municípios. “O envolvimento dos serviços de atenção primária, vigilância epidemiológica e vigilância em saúde é fundamental para garantir o acesso da população ao serviço”, observou.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da regional, Rita de Cássia Rodrigues, reforçou que a iniciativa amplia as possibilidades de acesso a profissionais especializados. “A teleconsulta oferece uma alternativa eficaz para garantir atendimento qualificado a quem mais precisa”, completou.
Critérios e funcionamento da teleconsulta PrEP
A teleconsulta da PrEP está sendo ofertada semanalmente às sextas-feiras, das 8h30 às 12h. A ampliação de dias e horários será avaliada conforme a demanda. O atendimento é realizado por um farmacêutico especializado e todas as informações são protegidas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os interessados devem se cadastrar por meio dos links:
No formulário, é necessário informar: nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail (para envio da prescrição), idade, peso, município de residência e se já faz uso da PrEP. Após o preenchimento, o usuário receberá por e-mail um link para agendamento da teleconsulta, podendo escolher o melhor dia e horário.
Requisitos básicos para uso da PrEP:
- Ter 15 anos ou mais;
- Pesar no mínimo 35 quilos;
- Estar em situação de risco aumentado para o HIV;
- Apresentar teste de HIV negativo com até sete dias de validade.
Durante a consulta, é obrigatório apresentar documento com foto e resultado recente do teste de HIV. Caso o teste esteja vencido no momento da dispensação, o usuário será encaminhado para novo exame no SAE Ampliado.
Dispensação da medicação
A medicação é disponibilizada pela Unidade Dispensadora de Medicamentos do SAE Ampliado de Montes Claros, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no seguinte endereço:
Rua Coronel Joaquim Sarmento, 26 – Bairro Alto São João.
Por: Pedro Ricardo