Já pensando nas ações que serão realizadas ainda em abril para o Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), reuniu cerca de 50 profissionais da saúde para conversar sobre a importância da atividade física para manter uma vida mais saudável.
O evento faz parte do “Projeto Manhãs Clínicas” e foi realizado na última quinta-feira (26/03), no auditório do Conselho Regional de Odontologia, sendo um momento para que os profissionais conversassem sobre alimentação, atividade física e bem-estar.
A palestrante e nutricionista Caroline França ressaltou a importância de se ter uma alimentação correta antes e depois da atividade física. “Antes de se realizar qualquer atividade física o correto é se alimentar com no mínimo 45 minutos de antecedência. Após a atividade é muito importante também a ingestão de alimentos que contenham muitas proteínas”, afirmou.
Outro palestrante, o coordenador pedagógico do Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Rony Carlos Las Casas Rodrigues, também explicou para os participantes sobre o conceito de atividade física, inatividade e sedentarismo. “Atualmente a atividade física vai muito além de se mexer o corpo. É um estudo que envolve uma série de fatores que em conjunto promovem uma vida mais saudável”, afirmou.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, Clea Costa Barbosa, gostou muito da associação realizada entre atividade física e alimentação. “O resgate dos hábitos ligados à atividade física e alimentação saudável contribuem muito para a saúde. A atividade física e uma boa alimentação contribuem muito para a prevenção de uma série de doenças”.
O educador físico de São José da Lapa, Juliano Pedro Pereira, também pretende levar muitas informações repassadas no encontro, pois o seu público de trabalho é a terceira idade. “O interessante é também direcionar as pessoas para hábitos saudáveis e também para uma alimentação saudável. Alimentação e atividade física impactam uma sobre a outra”, disse.
Projeto Manhãs Clínicas
O Projeto Manhãs Clínicas já possui 15 anos e foi idealizado pela Médica e Referência Técnica em Doenças e Agravos não Transmissíveis da SRS-BH, Júlia Botelho. O objetivo do projeto é promover uma educação continuada, que visa levar um conhecimento especial nas diversas áreas da saúde para os profissionais atuantes da atenção primária. “Decidimos falar sobre o tema em referência ao Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde que será celebrado ainda em abril. A atividade física e a nutrição estão interligadas, sendo importantes para a promoção da saúde”, disse.
Autor: Alessandra Maximiano
