Aproximadamente oitenta psicólogos ligados ao sistema prisional, que atuam em Belo Horizonte e região metropolitana, participam hoje (26/06) e amanhã (27/06), de uma capacitação para a melhoria nas atividades e no desenvolvimento do trabalho. O Encontro de Qualificação dos psicólogos do Sistema Prisional – BH e região metropolitana acontece nesta quinta-feira no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte e amanhã, sexta-feira, (28/06) no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O evento tem como objetivo apresentar e discutir as formas de trabalho que estes profissionais podem utilizar em suas atividades. O encontro tem a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Conselho Regional de Psicologia.
No primeiro dia do evento, a abertura foi realizada pela Psicóloga e Mestre em psicologia Márcia Badaró. A psicóloga abordou alguns temas referentes ao trabalho do profissional no sistema prisional e sobre a psicologia no contexto da execução penal e do exame criminológico. “A escrita de um profissional de psicologia nos laudos e pareceres pode produzir muitos efeitos na vida de uma pessoa privada de liberdade. Por isso é preciso colocar em análise o nosso fazer psicológico e refletir as atividades do nosso serviço e para quem o estamos prestando”, afirmou Márcia Badaró.
Para a psicóloga Guiomar Queiroz, que participa da qualificação profissional, discutir sobre a psicologia e o sistema prisional é sempre muito importante. “A realidade que se vivencia em todo sistema nos permite sempre avaliar nossa atuação diante do que trabalhamos e do que podemos melhorar em nosso trabalho”, disse.
O Encontro de Qualificação dos psicólogos do sistema prisional – BH e região metropolitana continuará amanhã, sexta-feira (28/06), no auditório do BDMG, localizado na rua da Bahia, 1600, Lourdes, no horário de 09 às 17 horas.
Autor: Alessandra Maximiano