A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul e a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú realizaram no dia 14 de março, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma reunião que teve como objetivo fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e articular as instituições para que desenvolvam os programas Saúde na Escola, Travessia, Cultivar, Nutrir e Educar, Plano Permanente de Combate à Dengue, além de divulgar a implantação e agenda programada do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF).
O evento contou com a participação de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, Conselhos Municipais de Saúde e Tutelar, Pastoral da Criança, da ONG SOS Hospital gestora do Hospital Drº Otávio Gonçalves, e da ONG CET – Centro Educacional do Trabalho. Também estiveram presentes os Grupos de Jovens Bom Jesus (GJBJ) do Bairro Altos Reis e dos Jovens Unidos Sociedade Transformada (JUST) do Centro da Cidade.
Por meio de uma apresentação teatral, foram abordados temas que explorava as ações que podem ser executadas pelos parceiros nas escolas para divulgação dos programas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Ministério da Saúde. O Coordenador de Vigilância em Saúde e de Atenção Primária do município, Glaubert Souza, falou sobre os avanços que o município vem conquistando desde que o grupo foi criado no dia 23 de outubro de 2013, buscando fortalecer a participação dos jovens na elaboração das políticas públicas locais. “Vivenciamos um movimento muito importante no município de Cachoeira de Pajeú. Ao mesmo tempo em que estamos ampliando a Rede de Vigilância em Saúde e Atenção Primária com inserção de novos serviços participantes, como, por exemplo, o NASF, evoluímos também na integração desta rede com a promoção de uma consistência importante para o Grupo de Trabalho Intersetorial. Os desafios são muitos, principalmente, os relacionados aos programas e metas, mas caminhamos firmes com o redirecionamento do processo de trabalho numa perspectiva intra e intersetorial”.
A coordenadora da Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, destacou os avanços que a Vigilância em Saúde vem conquistando na região, principalmente, no município de Cachoeira de Pajeú. “Esta proposta de integração que vem sendo realizada em Cachoeira de Pajeú vai de encontro com o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde da SES, que busca a integração efetiva dos núcleos da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária. E Cachoeira de Pajeú vem se destacando no cenário estadual com relação ao Projeto de Fortalecimento, com indicadores cada vez melhores, passando de 47,8% na avaliação de 2012 para 94,4% em 2013”. A coordenadora ainda ressaltou que o município foi classificado para a apresentação oral da 1ª Mostra Estadual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde, que está prevista para acontecer no mês de agosto de 2014. Na mostra, foram submetidos trabalhos relacionados a oito temas, sendo que a experiência municipal vencedora de cada área receberá um prêmio no valor de R$ 30 mil, oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde.
Autor: Allan Campos
